Close Menu
Agro em Campo
  • NOTÍCIAS
  • SUSTENTABILIDADE
  • ARTIGOS
  • LEILÕES
  • EVENTOS
    • Cecafé
Facebook X (Twitter) Instagram
Agro em Campo
  • NOTÍCIAS
  • SUSTENTABILIDADE
  • ARTIGOS
  • LEILÕES
  • EVENTOS
    • Cecafé
Agro em Campo
Home » LAC Flavors – da Amazônia para o mundo
Notícias

LAC Flavors – da Amazônia para o mundo

Pequenas e Médias Empresas Projetam US$ 40 Milhões em Exportações Após Evento em Manaus
Henrique RodartePor Henrique Rodarte18/06/2024
Facebook Twitter WhatsApp
lac flavors abertura
Facebook Twitter WhatsApp

Durante a LAC Flavors, evento promovido na Amazônia pelo BID com apoio da ApexBrasil, empresas de alimentos e bebidas da América Latina e Caribe participaram de rodadas de negócios com importadores internacionais. O evento, focado em sustentabilidade e equidade de gênero, gerou resultados significativos em vendas.

Café de açaí, geleia de vitória-régia, chocolate de cupuaçu e extrato de jambu são exemplos de produtos brasileiros apresentados aos compradores globais. Em dois dias, mais de 300 empresários do setor de alimentos e bebidas se reuniram com 87 compradores de 29 países. Com isso, totalizando mais de 800 reuniões e estimativas de exportações acima de US$ 40 milhões.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Organização

A 12ª edição da LAC Flavors, realizada em Manaus nos dias 5 e 6 de junho, foi organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O evento contou com a participação de pequenas e médias empresas e potenciais importadores internacionais. Pela primeira vez no Brasil, o evento contou com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Mais de 130 empresas brasileiras participaram, realizando 281 reuniões que devem resultar em negócios estimados em US$ 14,4 milhões.

Leia Também:

Castanha-do-Pará: produção despenca e preços disparam

Agricultura regenerativa: o futuro sustentável do agronegócio

Show Rural Coopavel começa amanhã com foco em inovação e sustentabilidade

Segundo Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil, a escolha de Manaus destaca a importância de inserir pequenas empresas no comércio exterior para promover desenvolvimento sustentável na região. “A ApexBrasil trabalha com três pilares prioritários: inclusão de mulheres no comércio exterior, diversificação regional das exportadoras brasileiras com foco no Norte e Nordeste e sustentabilidade socioambiental”, afirmou.

Morgan Doyle, representante do BID no Brasil, ressaltou o objetivo fundamental da LAC Flavors de criar oportunidades para pequenas e médias empresas. “Facilitamos o acesso ao mercado internacional porque sabemos que empresas que exportam pagam melhores salários, são mais produtivas, inovadoras e têm maior longevidade”, disse. “Aqui, no coração da Amazônia, fomentam oportunidades para manter a floresta em pé”, acrescentou.

Equidade de Gênero

A edição da LAC Flavors também focou na inclusão de gênero, alinhada aos programas da ApexBrasil e do BID, com 52% das empresas participantes lideradas por mulheres.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por exemplo, a Deveras, marca do Pará, exemplifica essa inclusão. Fundada por “doutores da Amazônia”, a empresa oferece produtos inovadores como geleia de vitória-régia e cupulate. Valéria Mourão, fundadora da Deveras, destacou a aceitação dos produtos pelos compradores internacionais e o desafio de superar a barreira do desconhecimento, investindo em marketing para ganhar escala.

A LAC Flavors também destacou a riqueza culinária e a inovação sustentável da Amazônia. A cooperativa AmazonBai, por exemplo, busca desenvolver economicamente comunidades extrativistas de açaí no Amapá sem desmatar o meio ambiente. Amiraldo Pincanço, presidente da cooperativa, celebrou a visibilidade e certificações conquistadas, além das vendas realizadas durante o evento.

Criado em junho de 2023, o Programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI) da ApexBrasil promove a equidade de gênero no mercado internacional, com ações de capacitação, promoção comercial e atração de investimentos para empresas lideradas por mulheres. Em um ano, o MNI realizou mais de 30 ações, atendendo cerca de mil empresas lideradas por mulheres.

×
plantação de soja
Produtor Rural – Como emitir o CCIR: passo a passo completo
amazônia Café de açaí chocolate de cupuaçu Deveras Equidade de Gênero geleia de vitória-régia Inovação LAC Flavors mulheres Negócios Internacionais Pará sustentabilidade
Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp
AnteriorFalta de infraestrutura gera prejuízos bilionários ao agronegócio
Próximo Produtor Rural – Como emitir o CCIR: passo a passo completo
Henrique Rodarte
  • Website
  • Facebook
  • X (Twitter)
  • LinkedIn

Um dos poucos jornalistas tímidos do mundo, evita aparecer pois sabe que a notícia é sempre mais importante. Trabalhando com jornalismo durante mais de vinte anos, em todas as editorias, já viajou o mundo cobrindo o agronegócio (e o entretenimento). Acredito que a sustentabilidade e o agro andam juntos, e que somos um exemplo para o mundo, além de celeiro da humanidade.

Conteúdo Relacionado

Café brasileiro em pauta: começa o 10º Coffee Dinner & Summit

02/07/2025

Santa Catarina lança maior programa de incentivo à pesca do Brasil

02/07/2025

Setor rural lidera expansão econômica em SP com alta de 7,8%

02/07/2025

Paraná prorroga emergência fitossanitária contra o greening

02/07/2025

Inovação monitora em tempo real criação de moluscos em Santa Catarina

02/07/2025

Fotógrafo flagra cavalo em meio a espetáculo da física

02/07/2025
Comentar
Leave A Reply Cancel Reply

Em alta

Fotógrafo flagra cavalo em meio a espetáculo da física

Pinhão impulsiona renda e preservação ambiental no Sul de Minas

Minas aposta no azeite de abacate para diversificar economia regional

Demanda da China por gelatina ameaça jumentos no Brasil

Virtueyes e Huawei instalam 100 torres 4G e 5G para conectar o agro e as cidades

Cessar-fogo entre Israel e Irã traz alívio ao mercado de fertilizantes

Agro em Campo
Agro em Campo

Somos o Agro em Campo, uma plataforma de conteúdo que engaja temas relevantes do segmento Agro por meio de notícias no ambiente digital.

Produzimos conteúdo de qualidade e independência editorial do Brasil para mundo.

Somos sustentáveis, somos o sonho de uma sociedade que gera alimentos, influência, boas práticas ambientais e representatividade na economia. Temos orgulho de sermos Agro.

Institucional
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Sustentabilidade
  • Eventos
  • Leilões
Últimas Publicações

Plataforma proíbe importação de produtos ligados a desmatamento

02/07/2025

Café brasileiro em pauta: começa o 10º Coffee Dinner & Summit

02/07/2025

Santa Catarina lança maior programa de incentivo à pesca do Brasil

02/07/2025
© 2025 AGRO EM CAMPO

Digite acima e pressione Enter para pesquisar.