Close Menu
Agro em Campo
  • NOTÍCIAS
  • SUSTENTABILIDADE
  • ARTIGOS
  • LEILÕES
  • EVENTOS
Facebook X (Twitter) Instagram
Agro em Campo
  • NOTÍCIAS
  • SUSTENTABILIDADE
  • ARTIGOS
  • LEILÕES
  • EVENTOS
Agro em Campo
Home » LAC Flavors – da Amazônia para o mundo
Notícias

LAC Flavors – da Amazônia para o mundo

Pequenas e Médias Empresas Projetam US$ 40 Milhões em Exportações Após Evento em Manaus
Henrique RodartePor Henrique Rodarte18/06/2024
Facebook Twitter WhatsApp
lac flavors abertura
Facebook Twitter WhatsApp

Durante a LAC Flavors, evento promovido na Amazônia pelo BID com apoio da ApexBrasil, empresas de alimentos e bebidas da América Latina e Caribe participaram de rodadas de negócios com importadores internacionais. O evento, focado em sustentabilidade e equidade de gênero, gerou resultados significativos em vendas.

Café de açaí, geleia de vitória-régia, chocolate de cupuaçu e extrato de jambu são exemplos de produtos brasileiros apresentados aos compradores globais. Em dois dias, mais de 300 empresários do setor de alimentos e bebidas se reuniram com 87 compradores de 29 países. Com isso, totalizando mais de 800 reuniões e estimativas de exportações acima de US$ 40 milhões.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Organização

A 12ª edição da LAC Flavors, realizada em Manaus nos dias 5 e 6 de junho, foi organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O evento contou com a participação de pequenas e médias empresas e potenciais importadores internacionais. Pela primeira vez no Brasil, o evento contou com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Mais de 130 empresas brasileiras participaram, realizando 281 reuniões que devem resultar em negócios estimados em US$ 14,4 milhões.

Leia Também:

Praga da mandioca: declarada emergência no Amapá e Pará

Epagri avalia variedades de batata-salsa

Onda de calor de "grande perigo" atinge o Brasil

Segundo Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil, a escolha de Manaus destaca a importância de inserir pequenas empresas no comércio exterior para promover desenvolvimento sustentável na região. “A ApexBrasil trabalha com três pilares prioritários: inclusão de mulheres no comércio exterior, diversificação regional das exportadoras brasileiras com foco no Norte e Nordeste e sustentabilidade socioambiental”, afirmou.

Morgan Doyle, representante do BID no Brasil, ressaltou o objetivo fundamental da LAC Flavors de criar oportunidades para pequenas e médias empresas. “Facilitamos o acesso ao mercado internacional porque sabemos que empresas que exportam pagam melhores salários, são mais produtivas, inovadoras e têm maior longevidade”, disse. “Aqui, no coração da Amazônia, fomentam oportunidades para manter a floresta em pé”, acrescentou.

Equidade de Gênero

A edição da LAC Flavors também focou na inclusão de gênero, alinhada aos programas da ApexBrasil e do BID, com 52% das empresas participantes lideradas por mulheres.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por exemplo, a Deveras, marca do Pará, exemplifica essa inclusão. Fundada por “doutores da Amazônia”, a empresa oferece produtos inovadores como geleia de vitória-régia e cupulate. Valéria Mourão, fundadora da Deveras, destacou a aceitação dos produtos pelos compradores internacionais e o desafio de superar a barreira do desconhecimento, investindo em marketing para ganhar escala.

A LAC Flavors também destacou a riqueza culinária e a inovação sustentável da Amazônia. A cooperativa AmazonBai, por exemplo, busca desenvolver economicamente comunidades extrativistas de açaí no Amapá sem desmatar o meio ambiente. Amiraldo Pincanço, presidente da cooperativa, celebrou a visibilidade e certificações conquistadas, além das vendas realizadas durante o evento.

Criado em junho de 2023, o Programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI) da ApexBrasil promove a equidade de gênero no mercado internacional, com ações de capacitação, promoção comercial e atração de investimentos para empresas lideradas por mulheres. Em um ano, o MNI realizou mais de 30 ações, atendendo cerca de mil empresas lideradas por mulheres.

×
plantação de soja
Produtor Rural – Como emitir o CCIR: passo a passo completo
amazônia Café de açaí chocolate de cupuaçu Deveras Equidade de Gênero geleia de vitória-régia Inovação LAC Flavors mulheres Negócios Internacionais Pará sustentabilidade
Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp
AnteriorFalta de infraestrutura gera prejuízos bilionários ao agronegócio
Próximo Produtor Rural – Como emitir o CCIR: passo a passo completo
Henrique Rodarte
  • Website
  • Facebook
  • X (Twitter)
  • LinkedIn

Um dos poucos jornalistas tímidos do mundo, evita aparecer pois sabe que a notícia é sempre mais importante. Trabalhando com jornalismo durante mais de vinte anos, em todas as editorias, já viajou o mundo cobrindo o agronegócio (e o entretenimento). Acredito que a sustentabilidade e o agro andam juntos, e que somos um exemplo para o mundo, além de celeiro da humanidade.

Conteúdo Relacionado

Ministério da Agricultura atualiza caso de influenza aviária

16/05/2025

53ª Expo Itapetinga deve movimentar R$ 100 milhões

16/05/2025

Fenasucro & Agrocana lança 31ª edição

16/05/2025

Abertura da safra do Aipim da Terra Preta em Itajaí reúne produtores e entidades

16/05/2025

Paraná mapeia pomares de uva para prevenir deriva de agrotóxicos

16/05/2025

Depois da China, União Europeia também suspende compra de carne de frango do Brasil

16/05/2025
Comentar
Leave A Reply Cancel Reply

Em alta

Governo de Minas regulamenta Queijo Cabacinha

Artigo: cibersegurança no campo

Caso de influenza aviária no Brasil evidencia necessidade urgente de reforço da defesa agropecuária, alerta Anffa Sindical

China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias

Marfrig anuncia incorporação total das ações da BRF

Startup aposta na castanha de pequi como superalimento

Agro em Campo
Agro em Campo

Somos o Agro em Campo, uma plataforma de conteúdo que engaja temas relevantes do segmento Agro por meio de notícias no ambiente digital.

Produzimos conteúdo de qualidade e independência editorial do Brasil para mundo.

Somos sustentáveis, somos o sonho de uma sociedade que gera alimentos, influência, boas práticas ambientais e representatividade na economia. Temos orgulho de sermos Agro.

Institucional
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Sustentabilidade
  • Eventos
  • Leilões
Últimas Publicações

Ministério da Agricultura atualiza caso de influenza aviária

16/05/2025

53ª Expo Itapetinga deve movimentar R$ 100 milhões

16/05/2025

Fenasucro & Agrocana lança 31ª edição

16/05/2025
© 2025 AGRO EM CAMPO

Digite acima e pressione Enter para pesquisar.