O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) intensificou as fiscalizações contra o comércio irregular de produtos agropecuários por meio da Operação Ronda Agro. Realizadas nesta semana, as ações ocorreram nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. E fizeram apreensões significativas de produtos sem origem comprovada, fertilizantes, alimentos para animais e agrotóxicos.
Na terça-feira (17), a operação em Dourados (MS) resultou na apreensão de 379 litros de bebidas e 749 kg de produtos de origem animal, como queijos, embutidos e produtos apícolas. Os itens, que não apresentavam registro oficial ou comprovação de origem, foram considerados impróprios para consumo e as autoridades os destruíram. Durante a ação, dois estabelecimentos comerciais receberam autuações.
Já na quarta-feira (18), a operação em Deodápolis (MS), nomeada Ronda Agro – Apate, apreendeu 81 toneladas de alimentos para animais, 60 toneladas de fertilizantes e 62 kg de agrotóxicos. O nome “Apate” faz referência ao espírito da fraude e do engano na mitologia grega, simbolizando o combate à irregularidade no comércio de insumos agropecuários.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Bahia e Minas Gerais no topo do ranking de irrigação no Brasil
+ Agro em Campo: Transformação na produção de açaí no Maranhão
Na quarta-feira (18), em Campo Verde (MT), as autoridades apreenderam 333 kg de fertilizantes em situação irregular. Os produtos não atendiam às normas estabelecidas para comercialização, comprometendo a segurança no uso agrícola.
Ações integradas e objetivos da operação
As operações, conduzidas pelo Mapa por meio do programa Vigifronteiras, contaram com a participação da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (DECON), Delegacia Especializada em Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros (GARRAS), Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul (IAGRO) e Vigilância Sanitária Municipal de Dourados.
O objetivo da Operação Ronda Agro é preservar a sanidade dos rebanhos e lavouras. E também proteger os direitos dos consumidores e combater a concorrência desleal representada por atividades ilícitas envolvendo produtos agropecuários. Essas ações também promovem a integridade do mercado agrícola brasileiro, garantindo a segurança alimentar e a qualidade dos insumos utilizados na produção agropecuária.
A apreensão de toneladas de produtos irregulares reforça o compromisso do Mapa em coibir práticas ilícitas no setor agropecuário. As fiscalizações continuam em diversas regiões do país, com foco na proteção da saúde pública e na preservação da qualidade dos insumos e alimentos que chegam ao consumidor final.