Os preços dos ovos comerciais registraram queda acentuada em julho. De acordo com os pesquisadores do Cepea, isso aconteceu devido a oferta maior do que a demanda no mercado interno. Com isso, o poder de compra dos avicultores de postura de São Paulo diminuiu. A queda nos valores dos insumos, como milho e farelo de soja, foi menos intensa, o que afetou ainda mais a rentabilidade dos produtores.
Preços dos ovos
Na região de Bastos (SP), o produtor conseguiu adquirir, em média, 139,9 quilos de milho ou 62,72 quilos de farelo de soja com a venda de uma caixa com 30 dúzias de ovos brancos tipo extra. Esses volumes são 7,1% e 5,3% menores que os registrados em junho. Para os ovos vermelhos, a compra média foi de 166,23 quilos de milho ou 74,52 quilos de farelo de soja por caixa vendida, representando quedas de 8% e 6,2% em comparação ao mês anterior.
A diferença no ritmo de queda dos preços dos ovos e dos insumos pressionou o poder de compra dos avicultores. Em resumo, destacou o impacto das variações do mercado sobre a rentabilidade da atividade.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Abacates – Costa Rica abre mercado para o Brasil
+ Agro em Campo: Produtividade do milho safrinha 2023/2024 é a terceira pior da última década em MS