O Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 – Cerveja está com inscrições abertas até 15 de setembro. O concurso é promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com Sebrae, Abracerva, Sindicerv e Papo de Sommelière.
Premiação por categorias
O concurso premiará as cervejas nas categorias Ale (alta fermentação) e Lager (baixa fermentação). Além disso, cada produtor pode inscrever dois rótulos, um em cada categoria. O prêmio contempla produtores com produção anual de até cinco milhões de litros. Entretanto, para participar, é necessário preencher e assinar o Termo de Autodeclaração de volume de produção anual de cerveja e estar em conformidade com a legislação brasileira.
Brasil é o terceiro maior consumidor
O Brasil, segundo o “Anuário da Cerveja” do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), conta com 1.847 cervejarias registradas. Em 2023, o número de estabelecimentos aumentou 6,8%. Atualmente, o país é o terceiro maior consumidor de cerveja do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos, com quase 15 milhões de quilolitros consumidos. No consumo per capita, o Brasil ocupa a 25ª posição global, com 69,3 litros por habitante, conforme o Relatório Global de Consumo de Cerveja.
Eduarda Lee, assessora técnica da CNA, destaca a importância da agricultura na produção de cerveja. “A cevada é a principal matéria-prima da cerveja, seguida por lúpulo, trigo, arroz e centeio”, explica. A produção anual de cevada no Brasil é de aproximadamente 500 mil toneladas, sendo a maior parte destinada à produção de cerveja. O país também possui mais de 100 produtores de lúpulo, com mais de 40 variedades cultivadas. Em 2023, a produção de lúpulo alcançou quase 100 toneladas, um aumento de 203% em relação ao ano anterior, segundo a Aprolúpulo.
Eduarda ainda ressalta a importância de outras culturas na produção de cervejas artesanais, como café, mandioca, batata-doce, coentro e frutas como maracujá, laranja, abacaxi, frutas vermelhas e cacau, por exemplo. O “Anuário da Cerveja” aponta que, em 2023, foram produzidos mais de 15 bilhões de litros de cerveja no Brasil, com a Lager Leve Clara correspondendo a 51,4% da produção nacional. São Paulo lidera com 410 cervejarias registradas, seguido pela região Sudeste, que concentra 46,3% dos estabelecimentos.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Aprenda a cultivar lúpulo, planta essencial para a produção de cerveja
+ Agro em Campo: Preços do café sobem e frio intenso preocupa produtores
Etapas de avaliação
O concurso terá três etapas de avaliação. Na primeira, um júri técnico analisará as amostras sem identificação, classificando as dez com as maiores notas, cinco de cada categoria. Logo depois, na segunda fase, o júri popular escolherá os melhores produtos. Finalmente, a última etapa avaliará as histórias dos produtores.
Fernanda Regina, assessora técnica da CNA e organizadora do prêmio, destaca dois diferenciais da iniciativa. “O júri técnico fornecerá análises detalhadas aos produtores, ajudando-os a melhorar a qualidade. O júri popular permitirá que os consumidores finais votem nos produtos”, explica. Ou seja, os dez produtos selecionados receberão certificados e prêmios, e os três primeiros colocados ganharão o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.
Dessa forma, o Prêmio CNA Brasil Artesanal, realizado desde 2019, visa valorizar pequenos e médios produtores, incentivando a profissionalização e agregação de valor aos alimentos produzidos.