Close Menu
Agro em Campo
  • NOTÍCIAS
  • SUSTENTABILIDADE
  • ARTIGOS
  • LEILÕES
  • EVENTOS
    • Cecafé
Facebook X (Twitter) Instagram
Agro em Campo
  • NOTÍCIAS
  • SUSTENTABILIDADE
  • ARTIGOS
  • LEILÕES
  • EVENTOS
    • Cecafé
Agro em Campo
Home » Reunião oficial do G20 da Agricultura começa em Mato Grosso
Notícias

Reunião oficial do G20 da Agricultura começa em Mato Grosso

Henrique RodartePor Henrique Rodarte12/09/2024Atualizado:12/09/2024
Facebook Twitter WhatsApp
Facebook Twitter WhatsApp

Após dois dias de encontros técnicos, a abertura oficial do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20 ocorre hoje (12), às 9h30, em Chapada dos Guimarães (MT). O evento reúne ministros da Agricultura e áreas afins dos países membros do G20, além de delegações convidadas e organismos internacionais. E tem como principal objetivo a construção de um documento conjunto que orientará políticas públicas globais voltadas à agropecuária.

O evento contará com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anfitrião do encontro. E também com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, do diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, e do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

 

Leia Também:

Projeto transforma babaçu em hambúrguer sustentável

Operação Ronda Agro apreende produtos agropecuários irregulares

De novo: família registra sucuri gigante alimentando-se de capivara

Entre os principais destaques da programação está o painel organizado pelo B20, braço privado do G20, que discutirá as recomendações da Força-Tarefa sobre Agricultura Sustentável e Sistemas Alimentares. Outro ponto importante será o painel sobre Sistemas Alimentares na Agricultura Tropical e Agricultura de Baixo Carbono.  Coordenado pela Esalq/USP, abordará soluções para práticas agrícolas sustentáveis e a redução do desperdício de alimentos.

Leia mais:
+ Agro em Campo: Secas atrasam em 20 anos a recuperação de estoques de madeira em florestas manejadas
+ Agro em Campo: 3 frutas brasileiras entre as mais saborosas do mundo

Sob a presidência temporária do Brasil, esta edição do G20 Agro bateu recorde de participação, com cerca de 50 delegações presentes e a participação de 23 ministros e autoridades. As reuniões, que começaram na tarde desta quinta-feira, culminarão na elaboração de uma Declaração Ministerial prevista para ser apresentada na sexta-feira (13).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Brasil e China discutem cooperação tecnológica na agricultura em reunião bilateral

Em meio ao encontro do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, realizado em Chapada dos Guimarães (MT), o ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, e o vice-ministro de Agricultura e Assuntos Rurais da China, Ma Youxiang, se reuniram nesta quarta-feira (11). A pauta principal foi a sincronia nas inovações tecnológicas e o fortalecimento das relações comerciais no setor agropecuário entre os dois países.

Fávaro destacou o papel da China como “um grande exemplo de desenvolvimento econômico”. E também ressaltou a importância de ambos os países avançarem conjuntamente no desenvolvimento de tecnologias agrícolas. “É muito importante o desenvolvimento tecnológico das nossas agropecuárias de forma sincronizada”, afirmou o ministro, ressaltando o papel das universidades e da pesquisa científica.

Um dos pontos centrais da discussão foi a cooperação na área de biossegurança. Fávaro ressaltou a relevância da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), criada durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, como um marco para garantir a segurança da produção de alimentos. A comissão é responsável pela regulação e implementação da política de biossegurança de Organismos Geneticamente Modificados (OGM).

Além da questão tecnológica, os ministros discutiram a ampliação dos mercados para produtos agrícolas brasileiros e abordaram a produção sustentável, tema de destaque no G20. Fávaro apresentou o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas, voltado para intensificar a produção de alimentos de forma sustentável, especialmente para atender à crescente demanda de países populosos como a China.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Foco na sustentabilidade e erradicação da fome

A delegação chinesa, liderada por Ma Youxiang, chegou a Chapada dos Guimarães para participar das reuniões ministeriais do G20. No contexto da presidência brasileira do grupo, foi lançada a Aliança Global contra a Fome, iniciativa que recebeu elogios de Ma. Ele reforçou o apoio da China às medidas globais de combate à pobreza e à insegurança alimentar.

Leia mais:
+ Agro em Campo: Brasil é protagonista mundial na adoção de bioinsumos
+ Agro em Campo: Brasil e China – 50 anos de relações diplomáticas

No evento, Carlos Fávaro enfatizou o compromisso brasileiro com a erradicação da fome, destacando o lema do G20 deste ano: “construindo um mundo justo e um planeta sustentável”. O ministro reiterou que a segurança alimentar, em um contexto de mudanças climáticas, deve ser prioridade para os países membros.

Reuniões com Espanha e Alemanha

Ainda durante o evento do G20, Fávaro se reuniu com o ministro da Agricultura da Espanha, Luis Planas Puchades, para discutir questões relacionadas à sustentabilidade e competitividade no setor agropecuário, afetado pelas mudanças climáticas. “Estamos em um ambiente de grandes oportunidades para o agro mundial”, afirmou Fávaro, destacando os desafios comuns enfrentados pelos produtores europeus e brasileiros.

Ministro Fávaro em reunião com o ministro da Espanha

Em encontro com a vice-ministra da Agricultura da Alemanha, Ophelia Nick, Fávaro reiterou que “produzir e preservar não são opostos”, defendendo o Programa Nacional de Conversão de Pastagens como uma solução sustentável para aumentar a produtividade agrícola sem desmatamento. Ophelia Nick endossou a importância de incentivos para a produção sustentável, especialmente diante da crise climática global.

O Brasil, que já utiliza amplamente bioinsumos no setor agrícola, apresentou o Programa Nacional de Bioinsumos como exemplo de inovação e sustentabilidade. Fávaro destacou que o país está trabalhando para ampliar o uso desses insumos por meio de parcerias com o Congresso Nacional.

Comitiva brasileira durante reunião bilateral com Alemanha

 

 

×
Produtores gaúchos ganham mais tempo para solicitar descontos em dívidas. O governo federal prorrogou o prazo.
Produtores gaúchos têm tempo para solicitar descontos em dívidas 
Alemanha Carlos Favaro Chapada dos Guimarães China diretor-geral da FAO Espanha G20 G20 Agro G20 da Agricultura governador de Mato Grosso Mato Grosso Mauro Mendes Ministro da Agricultura e Pecuária ministro do Desenvolvimento Agrário Paulo Teixeira Qu Dongyu sustentabilidade
Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp
AnteriorTecpar promove hoje evento sobre acreditação para o mercado veterinário
Próximo Produtores gaúchos têm tempo para solicitar descontos em dívidas 
Henrique Rodarte
  • Website
  • Facebook
  • X (Twitter)
  • LinkedIn

Um dos poucos jornalistas tímidos do mundo, evita aparecer pois sabe que a notícia é sempre mais importante. Trabalhando com jornalismo durante mais de vinte anos, em todas as editorias, já viajou o mundo cobrindo o agronegócio (e o entretenimento). Acredito que a sustentabilidade e o agro andam juntos, e que somos um exemplo para o mundo, além de celeiro da humanidade.

Conteúdo Relacionado

Mulheres do agro inovam e transformam a cadeia do leite

10/07/2025

Manga é a fruta brasileira mais exportada em 2025

10/07/2025

Tarifa de Trump contra Brasil é criticada por CNA

10/07/2025

Self-service: cobra é flagrada comendo macarrão direto na panela

10/07/2025

Companhia investe R$ 35 milhões em rastreabilidade e apoio a pequenos produtores rurais no Pará

10/07/2025

Santa Catarina registra novo caso de Influenza Aviária

10/07/2025
Comentar
Leave A Reply Cancel Reply

Em alta

Café, família e superação: a história do produtor que revolucionou uma fazenda centenária

Estado investe em equipamentos para impulsionar a cafeicultura

Prepare o bolso – safra de trigo 2025/26 no Brasil deve cair 10,5%.

Vaca Gir Leiteiro quebra recorde mundial de produção de leite

Epamig inova com uso de câmera termográfica no monitoramento de zebuínos leiteiros

Governo inicia pagamento aos atingidos no desastre da Barragem de Mariana

Agro em Campo
Agro em Campo

Somos o Agro em Campo, uma plataforma de conteúdo que engaja temas relevantes do segmento Agro por meio de notícias no ambiente digital.

Produzimos conteúdo de qualidade e independência editorial do Brasil para mundo.

Somos sustentáveis, somos o sonho de uma sociedade que gera alimentos, influência, boas práticas ambientais e representatividade na economia. Temos orgulho de sermos Agro.

Institucional
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Sustentabilidade
  • Eventos
  • Leilões
Últimas Publicações

Mulheres do agro inovam e transformam a cadeia do leite

10/07/2025

Manga é a fruta brasileira mais exportada em 2025

10/07/2025

Tarifa de Trump contra Brasil é criticada por CNA

10/07/2025
© 2025 AGRO EM CAMPO

Digite acima e pressione Enter para pesquisar.