O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) certificou 271 produtores orgânicos em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, por meio de uma parceria com a prefeitura que completa uma década em 2024. Desde 2014, o Tecpar Certificação atua no programa municipal de apoio à agricultura orgânica, voltado para agricultores familiares que desejam produzir alimentos orgânicos e que já seguem as técnicas de manejo.
Nos primeiros cinco anos do programa, entre 2014 e 2019, a média anual foi de 17 produtores certificados. A partir de 2020, esse número mais que dobrou, alcançando uma média anual de 35 agricultores certificados. O diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, destacou que a parceria com a prefeitura de São José dos Pinhais é um exemplo de sucesso que pode ser replicado em outros municípios do estado.
Leia mais:
+ Agro em Campo: SP lança programa para incentivar produção de Café Canephora
+ Agro em Campo: Vaca Brangus atinge valor de quase R$ 1 milhão e bate recorde
“A certificação de agricultores na produção orgânica é uma estratégia eficiente para promover o desenvolvimento regional de forma sustentável. Além de proporcionar novas oportunidades e um diferencial competitivo para os pequenos produtores, a iniciativa fortalece a economia local”, afirmou Kloss.
Importância da certificação orgânica
Tecpar Certificação, o primeiro organismo de certificação de produtos orgânicos por auditoria no Brasil, possui credenciamento do Ministério da Agricultura e Pecuária e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Atualmente, 873 produtores rurais de 105 cidades paranaenses possuem a certificação orgânica concedida pelo instituto.
O município de São José dos Pinhais foi um dos primeiros a firmar parceria com o Tecpar na área de orgânicos. O programa “Ilha Verde de Produção Orgânica”, regulamentado pela Lei nº 1.738/2011, visa incentivar e acompanhar os produtores cadastrados em todas as fases da certificação orgânica.
O secretário de Agricultura e Abastecimento de São José dos Pinhais, Alex Artur Purkote, ressaltou que a certificação orgânica promove a produção sustentável. E também a segurança alimentar dos agricultores. “Essa certificação garante que a produção agrícola esteja dentro dos padrões da agricultura orgânica. Proporcionando aos consumidores segurança quanto à qualidade dos produtos adquiridos”, disse Purkote.
Um dos produtores certificados, Luiz Claudio Ravaglio da Rocha, proprietário do Sítio Moradas dos Pássaros, cultiva uma variedade de frutas e hortaliças organicamente desde 2004. Ele destacou a importância da certificação para agregar valor à sua produção.
Como participar do programa
Agricultores familiares de São José dos Pinhais interessados em obter a certificação devem entrar em contato com a Divisão da Agricultura da Semag. O primeiro passo é preencher um formulário específico do programa. Após a inclusão no programa, os agricultores recebem orientações sobre como converter suas lavouras tradicionais para o modelo orgânico.
Leia mais:
+ Agro em Campo: É importante defender o agro brasileiro, afirma Pacheco
+ Agro em Campo: Kia Tasman; montadora revela picape com visual ousado
O processo exige o cumprimento de legislação específica, incluindo a não utilização de agrotóxicos e o manejo correto do solo. Após as adequações necessárias, as propriedades são auditadas e certificadas pelo Tecpar Certificação, recebendo o selo “Brasil Orgânico” e a marca Tecpar Cert.
A parceria entre o Tecpar e a prefeitura de São José dos Pinhais tem se mostrado eficaz na promoção da agricultura orgânica na região. Com o aumento no número de produtores certificados e o fortalecimento da economia local, o programa serve como um modelo para outras localidades do Paraná.