O verão inicia com chuvas generalizadas em várias regiões do Brasil. A estação começa sob influência de uma frente fria no Sudeste e um sistema de baixa pressão no Rio de Janeiro. Portanto, esses fenômenos aumentam o fluxo de umidade do Norte para o Sudeste.
A chuva intensa e frequente atinge Amazonas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná. Além disso, aberturas de sol serão raras. Ou seja, as temperaturas ficam próximas aos 25°C no Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
Alerta laranja
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para tempestades. São esperados acumulados entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia. Ao mesmo tempo, ventos podem atingir entre 60 e 100 km/h, com risco de queda de árvores, alagamentos, cortes de energia e descargas elétricas.
São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás são os estados mais afetados pelos temporais.
No Rio Grande do Sul, Bagé, Pelotas e Chuí registram chuva moderada devido à circulação de ventos em níveis médios da atmosfera. As temperaturas seguem amenas na região.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Bahia e Minas Gerais no topo do ranking de irrigação no Brasil
+ Agro em Campo: Transformação na produção de açaí no Maranhão
Áreas de instabilidade começam a avançar no Nordeste. No Amapá, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) favorece a formação de nuvens carregadas. Além disso, temporais também devem ocorrer em grande parte do Amazonas, Rondônia e Pará.
O cenário exige atenção redobrada para riscos associados às fortes chuvas em diversas regiões do país.