A 25ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) começou nesta terça-feira (13) no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas. Com mais de 1,2 mil expositores, a maior feira agropecuária da Região Norte espera receber 200 mil visitantes até sábado (17), movimentando cerca de R$ 4,2 bilhões em negócios.
Para celebrar o 25º aniversário, o Governo do Tocantins investiu R$ 23 milhões em melhorias, incluindo pavimentação, nova iluminação, calçamento, construção de um píer, estacionamento ampliado e um novo acesso pelo lago.
“A Agrotins já é uma feira esperada por todo o povo do Tocantins e por todo o meio que envolve o agronegócio brasileiro”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa. “Este ano fizemos investimentos ainda maiores, e esperamos bater recordes de vendas”, completou.
O secretário de Agricultura e Pecuária, Jaime Café, destacou as novidades desta edição. “Teremos melhorias na mobilidade, como o acesso pelo lago, e uma estrutura mais organizada para os visitantes. São 25 anos de sucesso, e o Tocantins abraçou esse projeto”, disse.
Destaques em negócios e tecnologia
Entre os expositores, MCM Scania apresenta o modelo R500 Super, enquanto a Grandtec, concessionária da Case IH, exibe lançamentos em tratores, colheitadeiras e pulverizadores. A Agrojem realiza dois leilões: um de fêmeas (15/05) e outro de machos (16/05), com expectativa de alta nas negociações.
“Estamos com o Scania R500 Super, um painel exclusivo, e esperamos fechar muitos negócios”, afirmou Floriano Neto, diretor comercial da MCM Scania.
Já a Grandtec reforça sua participação na feira. “A Agrotins já virou uma cultura para nós. Estamos com muita expectativa de vendas e os melhores lançamentos para nossos clientes”, disse Geusivânia Cardoso, analista de compras da empresa.
Inovação e pesquisa na Unitins
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) marca presença com 40 atividades, incluindo palestras, workshops e exposições. Um dos destaques é a vitrine de tecnologia agropecuária, com projetos desenvolvidos por estudantes e pesquisadores.
“Queremos levar aos produtores rurais as tecnologias desenvolvidas pela universidade e incentivar estudantes a ingressar no ensino superior”, explicou Marjory Trajano, diretora de Pesquisa Agropecuária da Unitins.
A estudante Iara Martins, do curso de Sistemas de Informação, apresentará uma balança inteligente para pecuaristas. “Ela pesa automaticamente os animais durante a alimentação e envia os dados para um banco de dados online”, detalhou.
Abertura oficial com shows gratuitos
A abertura oficial acontece na quinta-feira (15), na Praça dos Girassóis, com shows da dupla Bruno e Marrone e da banda Limão com Mel. A entrada é gratuita, com doação opcional de 1 kg de alimento não perecível para o projeto “Agrotins Alimenta Quem Precisa”.
A Agrotins consolida-se como o maior evento do agronegócio da Região Norte, reunindo tecnologia, negócios e inovação em um espaço revitalizado para receber visitantes de todo o país.
Leia mais:
+ Agro em Campo: China abre cinco mercados para produtos do agro brasileiro
+ Agro em Campo: Empresa lança dupla sertaneja criada por IA para em campanha