A VLI, empresa de soluções logísticas que integra ferrovias, portos e terminais, anuncia a otimização das operações no Terminal Portuário São Luís (TPSL), no Porto do Itaqui (MA), com a implementação do Air Draft. A iniciativa visa agilizar o processo de deslastre e liberar o berço de atracação dos navios. Isso resulta em maior eficiência e aumento da produtividade do terminal.
O Air Draft permite o recebimento de navios com menor quantidade de água em seus tanques de lastro, que ficam entre o casco e os porões das embarcações para garantir estabilidade e segurança estrutural. Com menos água nos tanques, o navio possui um maior Air Draft, também conhecido como calado aéreo – altura máxima do navio a partir da lâmina d’água.
A iniciativa permite que os navios sejam carregados mais rapidamente. Isso porque a capacidade de carregamento do porto é maior do que a capacidade de deslastro das embarcações. Para garantir a segurança estrutural dos navios, a equipe da VLI passou a elaborar o Plano de Embarque utilizando o Sistema de Planejamento de Embarque e Desembarque de Navios (Speed). É uma ferramenta pioneira que realiza o cálculo do plano de carga com a determinação do Air Draft de atracação.
Com o plano de carga definido, os comandantes realizam o deslastre antes de chegar ao porto. Antes, essa etapa ocorria após a atracação, o que atrasava o início do carregamento.
Recorde de movimentação e otimização operacional
Em julho de 2024, o TPSL registrou seu maior recorde de movimentação, com 718 mil toneladas de grãos transportadas, 4,35% a mais do que no mesmo período do ano anterior. Esse foi o maior volume movimentado pelo terminal desde o início das operações da VLI, em 2013. Parte desse crescimento é atribuída à eficiência proporcionada pela nova iniciativa, que permitiu que o terminal operasse de maneira mais econômica e eficiente.
A melhoria do processo resultou em ganhos significativos na otimização operacional do porto. Que agora opera com redução no tempo de embarque, utilizando a capacidade máxima de seus ativos. Desde a adoção dessa melhoria, cada navio opera no Porto do Itaqui por até 14 horas a menos.
Devido ao sucesso na operação pioneira no TPSL, a VLI planeja expandir a iniciativa do Air Draft para outros terminais portuários. Como por exemplo do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita, na Baixada Santista. Além do Terminal de Produtos Diversos, localizado no Complexo de Tubarão em Vitória (ES) e do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), localizado na Barra de Coqueiros, em Sergipe.
Corredor Norte: essencial para o escoamento da produção
O Corredor Norte da VLI é essencial para o escoamento da produção de grãos do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). E também das regiões do Mato Grosso, Pará e Goiás, pelo Terminal Portuário de São Luís. Além dos grãos, o corredor também movimenta cargas como combustíveis, celulose, fertilizantes e minerais.
O sistema da VLI no Corredor Norte inclui três terminais integradores, localizados em Porto Nacional e Palmeirante, no Tocantins, e em Porto Franco, no Maranhão. Nesses terminais, a carga captada pelo fluxo rodoviário é embarcada nos trens. Oferecendo assim suporte essencial ao produtor brasileiro. E ajudando a solucionar um dos grandes gargalos da logística nacional: a capacidade de armazenagem.
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