O E-agro, marketplace do Bradesco, celebra um marco impressionante: a originação de R$ 2,4 bilhões em crédito rural, impulsionando o agronegócio brasileiro para a era digital. Com quase 100 parceiros comerciais e mais de 52 mil clientes ativos, a plataforma se consolida como o principal parceiro digital do setor.
Em menos de dois anos desde o seu lançamento, o E-agro tem assumido um papel de destaque na transformação digital do agronegócio. Ele oferece soluções financeiras e acesso a produtos essenciais para o setor, como máquinas, equipamentos, insumos e tecnologias para o campo.
Preferência por canais digitais cresce no campo
Nadege Saad, head do E-agro, destaca que os resultados alcançados comprovam a crescente adesão dos produtores rurais aos canais digitais. “De acordo com a McKinsey, 40% dos produtores rurais preferem canais digitais para adquirir insumos para suas atividades”, afirma Saad. “Isso confirma o acerto da aposta no modelo de marketplace. E reforça nosso compromisso de estar ao lado do agricultor em todas as etapas de sua operação, oferecendo soluções que realmente agreguem valor.”

CPRs impulsionam originação de crédito
As Cédulas de Produto Rural (CPRs) representaram 90% do volume de crédito originado na plataforma no último ano. Isso representa um crescimento de 400% em relação a 2023. Já o Plano Safra (Custeio Agrícola e Pecuário com recursos controlados e livres) respondeu por 10% desse resultado.
Roberto França, diretor de agronegócios do Bradesco, ressalta a importância do E-agro para o processo de concessão de crédito rural. “O E-agro nos posiciona de uma maneira ainda mais próxima dos nossos clientes e amplia nossa capilaridade e capacidade de atendimento das demandas do campo por recursos”, declara França.
Multicanalidade e parcerias estratégicas
A multicanalidade é um fator-chave para o sucesso do E-agro, permitindo que os produtores rurais tenham uma experiência fluida entre o online e o offline. Além da plataforma, os clientes contam com o suporte dos gerentes das agências Bradesco para realizar as operações de crédito. A colaboração com cooperativas e revendas agropecuárias também contribui para o fortalecimento da marca no mercado.
A plataforma oferece uma loja digital onde os produtores podem utilizar tanto os recursos contratados (CPR Digital, financiamento com garantia de máquinas e equipamentos) quanto meios de pagamento tradicionais (PIX, cartão e boleto) para adquirir produtos e tecnologias para suas propriedades. Atualmente, mais de 70 lojas estão ativas, abrangendo todas as categorias da cadeia produtiva.
Metas para 2025
Para 2025, o E-agro tem como meta dobrar de tamanho em comparação com o primeiro semestre de 2024, expandir a base de usuários ativos em 50% e celebrar mais 100 novas parcerias estratégicas, ampliando as soluções disponíveis no marketplace.
O E-agro está em constante desenvolvimento de novos produtos e serviços financeiros e não financeiros para o produtor. Isso inclui um programa de pontos, o lançamento de um cartão de crédito E-agro e a implementação de novas funcionalidades de inteligência artificial para um atendimento mais personalizado.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Safra de uva 2025 promete recorde e impulsiona indústria.
+ Agro em Campo: Prepare o bolso: crise do ovo acende alerta no Brasil.