O Canadá suspendeu as importações da maior planta de processamento de carne suína dos EUA, localizada em Tar Heel, Carolina do Norte, administrada pela Smithfield Foods. A medida ocorre no contexto de uma disputa comercial entre os dois países.
Segundo o USDA, “três problemas de não conformidade em seis meses geram uma suspensão temporária”, mas não foram divulgados os motivos específicos para a ação canadense.
A suspensão restringe o mercado canadense para carne suína dos EUA, que já enfrenta desafios devido a possíveis retaliações comerciais. O USDA afirmou que está trabalhando com a Smithfield para solucionar os problemas e desenvolver um plano de ação corretiva. “Após a revisão e aceitação, o Canadá poderá considerar restabelecer a elegibilidade de exportação da planta”, informou o órgão.
A medida, aplicada na quinta-feira, afeta um número limitado de remessas de miúdos, segundo Jim Monroe, porta-voz da Smithfield. Apesar disso, as ações da empresa permaneceram estáveis na sexta-feira. Em 2024, o Canadá foi o quinto maior mercado para carne suína dos EUA, com exportações de aproximadamente US$ 850 milhões.
A carne suína dos EUA tem forte presença no varejo e nos serviços de alimentação canadenses, de acordo com Joe Schuele, da Federação de Exportação de Carne dos EUA. Em janeiro, a Smithfield voltou a negociar suas ações no mercado acionário dos EUA, incluindo marcas como Eckrich e Nathan’s Famous.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Oferta de carne bovina bate recorde no início de 2025