A carne de búfalo volta a ser protagonista na Expochurrasco 2025, que acontece neste sábado, 26 de abril, no Jockey Club do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Pelo terceiro ano consecutivo, a proteína bubalina marca presença no maior festival de churrasco do país, reforçando seu espaço no cenário gastronômico gaúcho e nacional.
O destaque da carne de búfalo no evento é resultado da parceria entre criadores, chefs e a Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu). Nesta edição, será assado um animal de 14 meses e 348 quilos, cedido pelo criador e diretor da Ascribu, Luiz Paulo de Moura Nunes, da Cabanha Coxilha Grande. O preparo ficará a cargo do chef Everton Kunzler, da Búfalos El Dorado. Ele aposta em cortes especiais e novas formas de apresentação da carne bubalina para surpreender o público.
Experiência gastronômica diferenciada
O Festival Internacional do Churrasco, reconhecido como o principal evento do gênero nas Américas, oferece cinco horas de degustação liberada, com 42 estações gastronômicas comandadas por chefs renomados. O evento vai servir carne de búfalo acompanhada de purê de moranga cabotiá com hortelã, oferecendo uma experiência inovadora aos visitantes. No mesmo espaço, a organização também vai apresentar a proteína ao lado do Wagyu, o que permitirá ao público comparar as características dessas duas carnes nobres.
A participação da carne de búfalo na Expochurrasco tem como objetivo ampliar o conhecimento do consumidor sobre seus atributos nutricionais, qualidade e sabor diferenciado. Segundo Luiz Paulo de Moura Nunes, a ação valoriza a genética de animais precoces. E destaca o potencial da carne bubalina como alternativa saudável e saborosa entre as proteínas vermelhas.
Expochurrasco 2025: tradição, inovação e cultura gaúcha
A Expochurrasco 2025 reúne tradição, inovação e experiências únicas para os amantes do churrasco. Ela tem programação das 10h às 18h e festival gastronômico das 12h às 17h, mediante aquisição de passaporte. O evento integra ainda atrações culturais, feira de negócios, exposições e atividades para toda a família, consolidando Porto Alegre como a capital mundial do churrasco.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Cooperativas puxam pauta do CCAgro e miram R$ 423 bi
+ Agro em Campo: Mercado de gergelim cresce com acordos comerciais