A semana começa com chuvas intensas e alerta de perigo para 14 Estados do Norte e Nordeste. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém atuação entre Bahia e Amazonas. Já a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) influencia o Amapá e o litoral do Nordeste.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja válido até as 10h desta segunda-feira (12). Além disso, o aviso prevê chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, ou 50 a 100 milímetros em 24 horas, com ventos de até 100 km/h. Portanto, há risco de quedas de árvores, alagamentos, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia.
Estados em alerta
O alerta inclui Rondônia, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. Ou seja, nessas regiões, as chuvas podem causar transtornos significativos, como inundações e interrupções de serviços essenciais.
Minas Gerais e Espírito Santo em atenção
Em Minas Gerais, a combinação de calor, umidade e um cavado mantém o risco de temporais no centro-norte e noroeste do Estado. Ao mesmo tempo, no Espírito Santo, as pancadas de chuva moderadas a fortes podem vir acompanhadas de raios e ventos de até 70 km/h.
Sudeste com clima variado
No Sudeste, São Paulo e Rio de Janeiro apresentam condições típicas de verão. Apesar do calor predominante, pancadas isoladas podem ocorrer no interior dos Estados. As capitais devem ter tempo firme.
Centro-Oeste e Sul com instabilidade irregular
Mato Grosso do Sul registra chuvas localizadas, com maior risco de temporais no extremo norte, próximo a Mato Grosso e Goiás. No Sul, pancadas moderadas a fortes atingem o Paraná e Santa Catarina, enquanto o Rio Grande do Sul permanece sob influência do calor e da baixa umidade relativa do ar, inferior a 30%.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Brasil sobe ao 5º lugar entre os melhores azeites do mundo
+ Agro em Campo: Embrapa Café lança guia para combater pragas e doenças nos grãos
Risco elevado e orientações
A persistência das chuvas intensas exige atenção redobrada. Portanto, em casos de ventos fortes ou raios, é recomendado buscar abrigo e evitar áreas abertas, árvores e estruturas metálicas. Além disso, em situações de alagamentos, a orientação é evitar cruzar áreas inundadas.
A previsão para os próximos dias indica que os fenômenos climáticos continuarão influenciando o tempo em diversas regiões. A população deve acompanhar atualizações dos serviços meteorológicos para se manter informada e segura.