As inscrições para o programa Exporta Mais Brasil 2025 estão abertas para empresas do setor de alimentos e bebidas saudáveis. Ou seja, a iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) busca conectar produtores brasileiros a compradores estrangeiros. O evento ocorrerá nos dias 7 e 8 de abril, em Aracaju (SE).
A ApexBrasil vai oferecer 20 vagas, com possibilidade de custeio de passagem e hospedagem para até 15 empresas selecionadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 19 de fevereiro, pelo site da agência. Os participantes terão acesso à plataforma Buy Brazil, que conecta fornecedores brasileiros a compradores internacionais. Atualmente, mais de 240 empresas do setor de alimentos, bebidas e agronegócio utilizam o sistema.
Oportunidade para micro e pequenas empresas
Uma novidade desta edição é a parceria com o Sebrae nacional, que garantirá passagens nacionais para micro e pequenas empresas de fora do estado-sede. Em resumo, a iniciativa busca ampliar o acesso de pequenos empreendedores ao comércio exterior.
Criado em 2023, o programa Exporta Mais Brasil tem o objetivo de aumentar e diversificar as exportações do país. Em geral, desde o lançamento, foram realizadas 28 edições, com mais de seis mil rodadas de negócios. Os encontros conectaram 875 empresas brasileiras a 305 compradores estrangeiros, movimentando mais de R$ 500 milhões em expectativas de negócios. Em 2024, as reuniões geraram R$ 277,6 milhões em negociações.
Conexão direta com compradores internacionais
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destaca que o programa tem sido um impulsionador das exportações brasileiras. “Em 2025, queremos expandir ainda mais essas conexões e garantir que os produtos brasileiros conquistem novos mercados”, afirma.
Segundo Marcello Martins, gerente regional da ApexBrasil, o programa permite que os empreendedores negociem sem precisar sair do país. “Os compradores estrangeiros têm a chance de conhecer de perto a qualidade e a origem dos produtos”, explica.
Além das rodadas de negócios, os compradores participam de visitas técnicas a fábricas, indústrias e fazendas, conhecendo o processo produtivo. Além disso, durante os encontros, cada comprador recebe um fornecedor brasileiro para apresentar seus produtos. As reuniões duram 25 minutos e seguem um formato dinâmico, permitindo que cada empresa se conecte com diversos compradores sem a necessidade de viagens internacionais.
Sobre o Exporta Mais Brasil
O Exporta Mais Brasil é um programa da ApexBrasil que busca fortalecer o comércio exterior, aproximando empreendedores brasileiros de compradores internacionais. A iniciativa promove rodadas de negócios presenciais e visitas técnicas, ampliando as oportunidades de exportação para diferentes setores da economia.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Alta dos preços das carnes desacelera para 0,36% em janeiro