As exportações brasileiras de café acumulam recorde histórico na safra 2024/25, segundo dados do Cecafé analisados pelo Cepea. Entre julho de 2024 e abril de 2025, o Brasil embarcou 39,994 milhões de sacas de café. Apesar do recuo nos embarques em abril, o resultado parcial da safra supera todos os registros anteriores.
No mercado interno, o café robusta apresentou forte queda em maio. De acordo com o Cepea, o avanço da colheita pressionou as cotações. Na primeira quinzena de maio, o robusta tipo 6, peneira 13 acima, registrou queda de 10,5% no Espírito Santo. Já o café arábica também apresenta desvalorização, mas com intensidade menor. A colheita mais lenta e os baixos estoques contiveram a pressão de baixa. O arábica tipo 6, bebida dura para melhor, posto na capital paulista, acumulou queda de 4,6% na primeira metade de maio.
Preço do arroz recua ao menor nível desde 2022
O preço do arroz em casca atingiu o menor patamar nominal desde julho de 2022, segundo dados do Cepea. O Indicador CEPEA/IRGA (58% de grãos inteiros, com pagamento à vista) segue em queda desde o início de maio.
Pesquisadores do Cepea apontam que a pressão interna acompanha as baixas do mercado externo. Além disso, a produção nacional de arroz deve crescer 14,8% na safra 2024/25, conforme dados da Conab.
A colheita deve passar de 10,58 para 12,14 milhões de toneladas nesta temporada. Esse avanço decorre do aumento da área plantada e da produtividade, principalmente em lavouras irrigadas.
Leia mais:
+ Agro em Campo: China reconhece avanços do Brasil em biotecnologia agrícola
+ Agro em Campo: Própolis de abelha da Amazônia cicatriza feridas e reduz inflamação