Um casal de peixes Jacundá e seus filhotes foram gravados nadando dentro de uma casa alagada em Cocalinho, no Mato Grosso, após as fortes chuvas que atingiram a região do médio Araguaia. A residência, localizada a 765 km de Cuiabá, ficou inundada devido ao aumento do nível do rio, que transbordou.
O pescador Eduardo Martins Lopes, de 38 anos, registrou o momento inusitado na casa de seu amigo Tião. Ele relatou que o vizinho o chamou para ver a situação, pois não reconhecia a espécie dos peixes. A espécie também é conhecida na região pelos nomes Maria-Mole, Maria-Sabão e Maria-Joana. Apesar de ser pescador profissional, Eduardo se encantou profundamente com o momento que viveu
No vídeo, é possível observar os filhotes se agrupando em um canto da casa, enquanto os dois peixes adultos os protegem.
Eduardo também comentou sobre o comportamento dos peixes. Segundo ele, a família buscava abrigo contra predadores maiores, como piranhas e tucunarés, que costumam atacar os filhotes durante as cheias.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Hilda, vaca fertilizada in vitro promete diminuir gases do efeito estufa
+ Agro em Campo: Volta de Trump intensifica desafios e oportuniaddes do agro brasileiro
Alerta Inmet
As chuvas intensas que causaram essa invasão levaram o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a emitir um alerta laranja para 114 cidades do Mato Grosso O alerta prevê chuvas de 30 a 60 milímetros por hora e ventos fortes, aumentando os riscos de alagamentos e danos à infraestrutura local.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para chuvas de até 100 milímetros por dia e risco de granizo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Portanto, o instituto também alerta para o risco de danos em plantações devido à intensidade das precipitações previstas para o início da semana.