Alagoas agora abriga a primeira biorrefinaria de biocombustíveis sustentáveis avançados do Brasil. A EXYGEN I, inaugurada em São Miguel dos Campos, é fruto de uma parceria entre a GranBio, a Usina Caeté, a Usina Santo Antônio e a Impacto Bioenergia, com apoio do Governo de Alagoas. A unidade será dedicada à produção de etanol de segunda geração, derivado de resíduos do açúcar, considerado menos poluente do que o convencional.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A expectativa é que a EXYGEN I comece a produzir, em 2026, cerca de 160 milhões de litros de etanol neutro em carbono por ano. Além disso, a planta terá capacidade para gerar 50 milhões de metros cúbicos de biometano por meio da vinhaça, um resíduo da destilação do caldo da cana-de-açúcar.

Evento destaca inovação e parcerias estratégicas

O lançamento contou com a presença de autoridades como o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro dos Transportes Renan Filho, o governador Paulo Dantas e o prefeito George Clemente. Durante o evento, o CEO da GranBio, Bernardo Gradin, destacou o impacto da iniciativa.

“Estamos integrando uma cadeia produtiva consolidada a um modelo inovador de transição energética. Esse projeto pioneiro trará ganhos em eficiência e reduzirá emissões de carbono”, afirmou Gradin.

Capacidade e impacto econômico

Com uma capacidade de produção diária de 600 metros cúbicos de etanol de baixo carbono, a biorrefinaria operará durante todo o ano. Em geral, o projeto prevê a geração de 510 empregos diretos e mais de 1.200 postos durante as obras. Estão previstos investimentos de R$ 1,5 bilhão até 2028.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, a segunda fase do projeto inclui a produção de e-Metanol, um combustível sustentável voltado para o transporte marítimo, e de CO₂ biogênico, que será utilizado por indústrias.

Sustentabilidade e apoio governamental

A escolha de Alagoas para sediar o projeto foi estratégica. Ou seja, o estado oferece gás natural, incentivos fiscais e uma política favorável à sustentabilidade. Em 2024, o governador Paulo Dantas assinou o programa EXYGEN I, reforçando o compromisso com a energia limpa.

“Estamos transformando Alagoas em um polo de desenvolvimento sustentável. Essa inauguração é um marco para o estado e para o Brasil”, afirmou o governador.

Biorrefinaria: práticas sustentáveis e economia circular

A EXYGEN I prioriza a economia circular, reaproveitando quase integralmente os recursos hídricos e reciclando efluentes para a produção de biofertilizantes. Segundo Renan Filho, ministro dos Transportes, o projeto simboliza o futuro da energia.

“Estamos avançando com soluções modernas que unem produção eficiente a emissões zero ou negativas de carbono”, destacou o ministro.

Portanto, com foco na neutralidade de carbono e na expansão para mercados internacionais, a EXYGEN I posiciona o Brasil como líder na transição energética global. Ou seja, a planta representa uma nova era na produção de biocombustíveis sustentáveis.

Leia mais:
+ Agro em Campo: Brasil bate recorde na liberação de defensivos agrícolas em 2024