Close Menu
Agro em Campo
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Agro em Campo
    • Notícias
    • Sustentabilidade
    • Agricultura
    • Pecuária
    • Opinião
    Agro em Campo
    Home » Caso de influenza aviária no Brasil evidencia necessidade urgente de reforço da defesa agropecuária, alerta Anffa Sindical
    Notícias

    Caso de influenza aviária no Brasil evidencia necessidade urgente de reforço da defesa agropecuária, alerta Anffa Sindical

    Henrique RodartePor Henrique Rodarte16/05/2025
    Facebook Twitter WhatsApp
    Foto: Divulgação Anffa Sindical
    Facebook Twitter WhatsApp

    O primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) detectado em granja comercial no Brasil, em Montenegro (RS), expõe a carência histórica de investimentos na defesa agropecuária nacional, segundo o Sindicato dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical). A entidade destaca a vulnerabilidade do sistema brasileiro para enfrentar doenças sanitárias complexas. E defende a ampliação do quadro de auditores fiscais federais agropecuários na linha de frente contra o vírus.

    A influenza aviária é altamente contagiosa e pode causar perdas econômicas severas na avicultura, setor em que o Brasil é referência mundial. Em 2024, as exportações brasileiras de carne de frango bateram recorde, chegando a 5,294 milhões de toneladas, um crescimento de 3% em relação ao ano anterior, conforme dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A entrada da IAAP na avicultura comercial ameaça a segurança alimentar, a imagem sanitária do país e a estabilidade econômica do setor.

    CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

    Deficiência no efetivo de auditores compromete resposta

    O Anffa Sindical alerta que o déficit de auditores fiscais federais agropecuários reduz a capacidade do Brasil de responder rapidamente à disseminação da doença. Atualmente, o número de profissionais ativos está muito abaixo do necessário para atender à crescente demanda. Especialmente diante do aumento das exportações e do fluxo agropecuário. Por isso, o sindicato reivindica a convocação imediata dos aprovados no concurso público unificado de 2024, incluindo os candidatos do cadastro reserva.

    Leia Também:

    Granja de Montenegro conclui desinfecção e inicia vazio sanitário

    Crise dos ovos assola os EUA: entenda o motivo

    Surto de influenza aviária nos Estados Unidos reacende alerta

    Além do aumento do efetivo, o Anffa Sindical destaca a urgência na modernização da infraestrutura da defesa agropecuária. Contam com renovação da frota de veículos e aquisição de equipamentos essenciais para ações rápidas em campo e controle eficaz de emergências sanitárias.

    Janus Pablo Macedo, presidente do sindicato, enfatiza: “O enfraquecimento da inspeção pública coloca em risco a reputação construída ao longo de décadas e compromete a saúde da população. O Brasil precisa de uma defesa agropecuária forte, pública e estruturada para enfrentar os desafios sanitários atuais.”

    Alerta sobre proposta de privatização da fiscalização agropecuária

    O sindicato também manifesta preocupação com a minuta da Portaria nº 1.275/2025, em consulta pública. Ela prevê a possibilidade de frigoríficos contratarem diretamente médicos veterinários para inspeção ante mortem e post mortem. O Anffa Sindical alerta que essa medida representa conflito de interesses e pode comprometer a credibilidade do sistema sanitário nacional. A entidade denunciou a proposta ao Ministério Público Federal (MPF), destacando riscos de fraudes, omissões e perda de confiança nos produtos brasileiros no mercado internacional.

    CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

    O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) já iniciou as ações previstas no Plano Nacional de Contingência para erradicar o foco da doença e preservar a capacidade produtiva do setor, garantindo o abastecimento interno e a segurança alimentar. Apesar das limitações, os auditores fiscais federais agropecuários continuam atuando na linha de frente para conter a influenza aviária.

    Leia mais:


    + Agro em Campo: China suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias
    + Agro em Campo: Marfrig anuncia incorporação total das ações da BRF

    Anffa Sindical aumento de auditores fiscais agropecuários combate à gripe aviária crise sanitária avicultura. defesa agropecuária brasileira fiscalização agropecuária Brasil gripe aviária influenza aviária Brasil Plano de Defesa Agropecuária 2024-2027
    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp
    AnteriorChina suspende compra de carne de frango do Brasil por 60 dias
    Próximo Artigo: cibersegurança no campo
    Henrique Rodarte
    • Website
    • Facebook
    • X (Twitter)
    • LinkedIn

    Um dos poucos jornalistas tímidos do mundo, evita aparecer pois sabe que a notícia é sempre mais importante. Trabalhando com jornalismo durante mais de vinte anos, em todas as editorias, já viajou o mundo cobrindo o agronegócio (e o entretenimento). Acredito que a sustentabilidade e o agro andam juntos, e que somos um exemplo para o mundo, além de celeiro da humanidade.

    Conteúdo Relacionado

    Frigoríficos reavaliam exportações após tarifa dos EUA

    15/07/2025

    Frigoríficos de MS paralisam produção de carne para os EUA após tarifaço de Trump

    15/07/2025

    Drones Agrícolas: saiba como ganhar até R$ 400 por hectare

    15/07/2025

    Empresários americanos e brasileiros se unem contra taxa de 50%

    15/07/2025

    Hilux, Ranger e S10: as picapes “queridinhas” do agro

    15/07/2025

    Uso de herbicidas no Brasil sobe 128% em uma década

    15/07/2025
    Comentar
    Leave A Reply Cancel Reply

    Em alta

    O que é o Dia do Pecuarista e por que ele importa ao Brasil

    Ariranha: o predador dos rios da América do Sul

    Documentário sobre o Pantanal é indicado ao Oscar Verde

    Oferta maior derruba preço da batata nos atacados

    Menos vacas, mais leite: produção cresce 3 vezes no Brasil

    Como proteger sua criação doméstica contra a gripe aviária

    Agro em Campo
    Agro em Campo

    Somos o Agro em Campo, uma plataforma de conteúdo que engaja temas relevantes do segmento Agro por meio de notícias no ambiente digital.

    Produzimos conteúdo de qualidade e independência editorial do Brasil para mundo.

    Somos sustentáveis, somos o sonho de uma sociedade que gera alimentos, influência, boas práticas ambientais e representatividade na economia. Temos orgulho de sermos Agro.

    Últimas Publicações

    Frigoríficos reavaliam exportações após tarifa dos EUA

    15/07/2025

    Frigoríficos de MS paralisam produção de carne para os EUA após tarifaço de Trump

    15/07/2025

    Drones Agrícolas: saiba como ganhar até R$ 400 por hectare

    15/07/2025
    © 2025 AGRO EM CAMPO

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar.