Uma frente fria deve espalhar chuva intensa e provocar queda de temperatura em todas as regiões do Brasil neste fim de semana. O sistema, que atua no Sul, avança em direção ao Norte e ao Nordeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira (16/10), o Rio Grande do Sul já registrava pancadas fortes. As instabilidades agora se expandem para Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. O Inmet publicou um alerta vermelho de grande perigo para tempestades até esta sexta-feira (18/10), com chance de prorrogação.

Chuva, ventos e granizo

A previsão indica chuva acima de 60 milímetros por hora ou mais de 100 milímetros em um dia, com ventos acima de 100 km/h e queda de granizo. O instituto alerta para risco de danos em edificações, interrupção no fornecimento de energia, destruição de plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos nas estradas.

As áreas mais atingidas devem ser o oeste, noroeste, norte-central, centro-ocidental e centro-sul do Paraná, além do leste e sudoeste de Mato Grosso do Sul e da região de Presidente Prudente (SP). No Rio Grande do Sul, no oeste e meio-oeste de Santa Catarina e no sul do Paraná, o Inmet mantém alerta de atenção.

A instabilidade deve se intensificar e se espalhar pelo país. Ou seja, ela deve alcançar até áreas que vinham de longos períodos de tempo seco, como o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entre domingo (19/10) e segunda-feira (20/10), a frente fria deve avançar ainda mais e atingir também o Norte do Brasil, marcando o retorno das chuvas e a queda das temperaturas em quase todo o território nacional.