Resumo da notícia
- A Conab lançou uma operação de Compra Institucional com R$ 46 milhões para fortalecer a agricultura familiar e ampliar estoques do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
- As propostas de fornecimento devem ser enviadas entre 4 e 8 de dezembro pelo aplicativo PAANet – Proposta Doação, abrangendo diversos alimentos, como arroz, feijão, carnes e polpas de frutas.
- Os produtos adquiridos serão destinados a unidades do PAA, como Cozinhas Solidárias, e para reforçar estoques estratégicos, com execução integrada entre Conab e superintendências regionais.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) abriu uma nova operação de Compra Institucional, com recursos de cerca de R$ 46 milhões, para fortalecer a agricultura familiar e reforçar estoques estratégicos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). As propostas de fornecimento de alimentos devem ser enviadas entre os dias 4 e 8 de dezembro pelo aplicativo PAANet – Proposta Doação.
A iniciativa utiliza recursos sob gestão do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). E visa ampliar a participação de agricultores familiares nas políticas públicas de abastecimento. Entre os itens adquiridos estão arroz polido, arroz parboilizado orgânico, feijão, fubá, farinha de mandioca, carnes bovina e suína, polpas de frutas, macaxeira a vácuo, rapadura e melado de cana, entre outros.
Esses produtos serão direcionados às unidades atendidas pelo PAA, como as Cozinhas Solidárias. E também reforçarão os estoques estratégicos mantidos pela Conab para ações de segurança alimentar e nutricional. A execução será articulada entre a matriz da Conab e as superintendências regionais dos estados de origem dos fornecedores participantes.
- Azeite brasileiro brilha entre os 100 melhores do mundo
- 10 curiosidades sobre galinhas que vão te surpreender
A Compra Institucional é uma modalidade do PAA que permite a aquisição direta de alimentos da agricultura familiar. Respeitando preços de referência e limites de participação por organização. Os produtos adquiridos abastecem equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional ou são usados para recompor estoques estratégicos.
O comunicado completo, com a lista de produtos, critérios de participação, orientações de entrega e demais regras da modalidade, está disponível na página oficial de execução do PAA.