Cavalo manhoso debaixo do capô promete não empolgar compradores exigentes
GMW Poer
Foto: Divulgação - GWM

A picape chinesa GWM Poer desembarca no Brasil querendo por “fim ao reinado da Hilux”. Bonito no marketing, mas, na prática, parece mais um coadjuvante sem graça que tenta roubar a cena em novela das nove.

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Motor que relincha baixinho

O motor? Um 2.4 turbodiesel de tímidos 184 cv, que deveria relinchar como um cavalo garanhão, mas acaba soando como aquele potrinho manhoso que só resmunga no pasto.

É verdade que supera a Ford Ranger XLS 2.0 de 170 cv, mas a comemoração dura pouco. Rivais como Hilux, S10 e Triton já passam dos 200 cv, enquanto a Ranger ostenta um V6 de 250 cv que deixa a chinesa olhando sem graça pelo retrovisor.

Promoção com prazo de validade

Para tentar convencer o consumidor, a marca apelou ao bolso. Entre 10 e 20 de setembro, a Poer sai em promoção:

  • Trail: R$ 220 mil (depois R$ 240 mil)

  • Exclusive: R$ 240 mil (depois R$ 260 mil)

É o famoso “corre que vai acabar” — só que aqui não acaba porque vendeu demais, mas porque o preço promocional tem data de validade. É esperar para ver se, no fim, “quem come com pressa come cru”.

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Lista de equipamentos de estrela

Na lista de equipamentos, a Poer até faz pose de protagonista: central multimídia de 14,6″, painel digital de 10,25″, câmeras 360°, carregador sem fio de 50W e pacote ADAS na versão mais cara.

Por dentro, bancos de couro, ventilados e aquecidos. A cereja do bolo é a garantia esticada: 10 anos para motor, câmbio e eixos. Parece até aquelas promoções de eletrodoméstico que prometem durar mais que casamento.

Desempenho sem poesia

Foto: Divulgação – GWM

No desempenho homologado pelo Inmetro, a rima não fecha. São 11,2 segundos no 0 a 100 km/h, consumo de 9,5 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada.

Com tanque de 78 litros e ARLA 32 de 15 litros, a autonomia chega a 820 km. Na teoria, até convence. Na prática, não emociona.

No campo, cavalo manca

No campo, onde o público-alvo espera força bruta, a Poer pode nem chegar a galopar. Agricultores e pecuaristas, acostumados com a fidelidade de Hilux e S10, olham para as chinesas como quem encara um touro pintado: bonitas de longe, mas sem coragem de chegar perto e arriscar.

No fim, a nota cai

A Poer pode até desfilar tecnologia, mas sem potência convincente continua sendo aquela aluna que tira 10 no trabalho em grupo, mas treme na hora da prova prática.