Resumo da notícia
- A Indonésia autorizou 17 novos frigoríficos brasileiros a exportar carne bovina, elevando para 38 o total de estabelecimentos habilitados, um aumento de 80% nas autorizações para o mercado local.
- As inspeções presenciais realizadas em agosto garantiram o cumprimento das exigências sanitárias feitas pela Indonésia, reforçando a confiança no Brasil como fornecedor seguro.
- A ampliação das habilitações deve aumentar o volume e a diversidade das exportações brasileiras de carne ao país asiático, que busca suprir sua demanda crescente por proteínas animais.
- O Ministério da Agricultura e Pecuária liderou as negociações em conjunto com órgãos públicos e o setor privado, fortalecendo a imagem do Brasil no Sudeste Asiático e gerando emprego na pecuária.
A Indonésia autorizou 17 novos frigoríficos brasileiros a exportar carne bovina. O país asiático realizou inspeções presenciais no Brasil em agosto. Com a decisão, 38 estabelecimentos agora podem vender ao mercado local. O número representa aumento de 80% nas habilitações.
Em agosto, a Indonésia já havia liberado a importação de carne bovina com osso, miúdos, produtos cárneos e preparados do Brasil. O país, com mais de 270 milhões de habitantes, busca suprir a crescente demanda por proteínas animais com compras externas.
- Pesca esportiva em MT cresce 40% e atrai investimentos milionários
- Mandioca tem maior alta semanal em quase um ano
Ampliação do mercado na Indonésia
As novas habilitações devem ampliar o volume e a diversidade dos embarques. O Brasil reforça sua posição no Sudeste Asiático. A medida também gera emprego e renda na pecuária brasileira e fortalece a imagem do Brasil como fornecedor confiável em segurança alimentar.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) liderou o processo de negociação. As tratativas envolveram a SCRI, a SDA, a embaixada e o setor privado.
As autoridades brasileiras atuaram de forma conjunta para atender todas as exigências sanitárias impostas pela Indonésia.