Evento faz parte do Festival Gastronômico “Aromas e Sabores” e inclui nova categoria em 2025
Foto: Divulgação/Emater-MG

Itanhandu, no Sul de Minas, recebe nesta quinta-feira (4/9) o julgamento dos queijos finalistas do 18º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais. A disputa começa às 8h30, na Fundação Itanhanduense Dilza Pinho Nilo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os vencedores serão divulgados no dia 13 de setembro, também em Itanhandu, município que integra a região produtora do Queijo Artesanal Mantiqueira de Minas.

A cerimônia de premiação faz parte do Festival Gastronômico “Aromas e Sabores”, realizado pela Prefeitura de Itanhandu. O concurso é promovido pelo Governo de Minas, por meio da Emater-MG, e traz uma novidade em 2025: a categoria Queijo Minas Artesanal Casca Florida Natural, com maturação de até 60 dias.

Categorias em disputa

Além do Casca Florida Natural, concorrem queijos nas seguintes categorias:

  • Queijo Minas Artesanal (maturação de 14 a 30 dias);
  • Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas (maturação de 14 a 30 dias);
  • Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas (maturação acima de 50 dias);
  • Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas (com ingredientes opcionais ou defumados).

Avaliação e premiação

Os jurados darão notas para apresentação externa e interna, cor, consistência, aroma e sabor. O julgamento é fechado ao público. Os cinco melhores queijos de cada categoria recebem troféus. Todos os produtores inscritos ganham certificado de participação e uma devolutiva técnica sobre o produto avaliado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O concurso aceita apenas queijos artesanais com registro em serviço de inspeção oficial — municipal, estadual ou federal. Também podem concorrer queijos classificados nos concursos regionais. No caso de estabelecimentos de QMA fora das regiões caracterizadas, a participação é permitida para produtos legalizados e com habilitação sanitária.

O regulamento completo está disponível no site da Emater-MG.