Resumo da notícia
- Três picapes — Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10 — figuraram entre os 50 carros mais vendidos do Brasil em julho, destacando a força do agronegócio no mercado automotivo nacional.
- A Hilux liderou entre as picapes, ocupando a 15ª posição com 5.370 unidades vendidas, seguida pela Ranger em 27º e a S10 em 30º, confirmando a preferência por veículos robustos e versáteis no campo e na cidade.
- Apesar do domínio dos carros urbanos e compactos no ranking, o agronegócio brasileiro sustenta a demanda por caminhonetes topo de linha, que combinam tecnologia, prestígio e funcionalidade para o setor rural.
- Com a entressafra e o início do plantio da soja, a tendência é que as picapes mantenham boas vendas, reafirmando seu papel essencial e estiloso na rotina do campo brasileiro.
Resumo gerado pela redação.
Nem só de asfalto vive o mercado automotivo brasileiro. Em meio a SUVs urbanos e hatches compactos, três picapes — Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10 — provaram em julho de 205 que o agro continua firme no volante. Juntas, as três marcaram presença entre os 50 carros mais vendidos do país, num ranking dominado por modelos urbanos e populares.
A Hilux, velha conhecida das estradas de terra e símbolo de prestígio nas fazendas, ocupou a 15ª posição, com 5.370 unidades emplacadas. A Ranger, recém-renovada e com cara de poucos amigos, veio em 27º lugar, com 3.104 unidades. Já a S10, veterana da Chevrolet com raízes fincadas no campo, apareceu na 30ª colocação, com 2.649 unidades.
Força que vem do barro
Num país onde mais de 20% do PIB vem do agronegócio, não surpreende, portanto, que os veículos que aguentam tranco, lama, boiada e longas distâncias sigam firmes na preferência nacional. Afinal, as picapes são mais do que simples carros — são ferramentas de trabalho, símbolos de status e, muitas vezes, companheiras de estrada. Na prática, elas cruzam estradas de chão com a mesma desenvoltura com que estacionam em frente ao restaurante da cidade. Por isso, seguem como escolha certa de quem vive entre a lida no campo e os compromissos na cidade.
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Mais do que motor: identidade
A presença dessas picapes no top 50 da K.Lume Consultoria Automobilística mostra que, apesar da ascensão dos elétricos e da febre SUV, o Brasil profundo segue acelerando em outro ritmo. As versões topo de linha dessas caminhonetes, que superam facilmente os R$ 300 mil, também indicam o apetite do agro por carros robustos, tecnológicos e com DNA rural.
Ranking tem domínio de urbanos
Apesar da força do agro, o ranking foi liderado por carros compactos e SUVs. O Volkswagen Polo assumiu o topo com 12.940 unidades, seguido de perto pela Fiat Strada (12.895) — que, aliás, também serve bem ao pequeno produtor. O Fiat Argo, em terceiro lugar, somou 9.966 unidades.
O Agro em Campo mostra os principais destaques entre os 50 mais vendidos de julho:
Posição | Modelo | Unidades vendidas |
---|---|---|
1º | Volkswagen Polo | 12.940 |
2º | Fiat Strada | 12.895 |
3º | Fiat Argo | 9.966 |
4º | Volkswagen T-Cross | 9.022 |
5º | Fiat Mobi | 8.099 |
6º | Hyundai Creta | 7.856 |
7º | Chevrolet Onix | 7.689 |
8º | Chevrolet Tracker | 6.974 |
9º | Toyota Corolla Cross | 6.866 |
10º | Nissan Kicks | 6.341 |
11º | Fiat Fastback | 6.207 |
12º | Volkswagen Nivus | 5.777 |
13º | Volkswagen Saveiro | 5.696 |
14º | Hyundai HB20 | 5.519 |
15º | Toyota Hilux | 5.370 |
16º | Jeep Compass | 4.935 |
17º | Fiat Pulse | 4.836 |
18º | Honda HR-V | 4.086 |
19º | Fiat Toro | 3.985 |
20º | Volkswagen Virtus | 3.863 |
21º | Caoa Chery Tiggo 7 | 3.721 |
22º | Jeep Renegade | 3.711 |
23º | Renault Kwid | 3.546 |
24º | Volkswagen Tera | 3.244 |
25º | Toyota Corolla | 3.182 |
26º | Chevrolet Onix Plus | 3.108 |
27º | Ford Ranger | 3.104 |
28º | BYD Dolphin Mini | 3.011 |
29º | GWM Haval H6 | 2.994 |
30º | Chevrolet S10 | 2.649 |
31º | Hyundai HB20S | 2.638 |
32º | RAM Rampage | 1.976 |
33º | Chevrolet Spin | 1.942 |
34º | Fiat Cronos | 1.894 |
35º | Renault Duster | 1.851 |
36º | BYD Song Plus | 1.825 |
37º | Fiat Fiorino | 1.799 |
38º | Chevrolet Montana | 1.655 |
39º | Citroën Basalt | 1.613 |
40º | Honda City sedã | 1.565 |
41º | Renault Master | 1.512 |
42º | Toyota SW4 | 1.500 |
43º | Caoa Chery Tiggo 8 | 1.440 |
44º | Caoa Chery Tiggo 5X | 1.434 |
45º | Honda City hatch | 1.427 |
46º | BYD Song Pro | 1.339 |
47º | Renault Kardian | 1.332 |
48º | Jeep Commander | 1.312 |
49º | BYD Dolphin | 1.305 |
50º | Mitsubishi Eclipse Cross | 1.096 |
E o campo segue pulsando
Com a entressafra batendo à porta e o plantio da soja prestes a começar em várias regiões, é provável que o fôlego das picapes do agro se mantenha nos próximos meses. Afinal, enquanto houver porteira aberta, o ronco dos motores a diesel continuará ecoando pelas estradas do Brasil.
E entre buzinas e berrantes, quem disse que o agro não tem estilo?