Norte do estado concentra a maior produção com destaque para municípios como Parnaíba e Teresina

A produção de leite no Piauí gerou R$ 222 milhões em 2024, consolidando o setor como um motor importante da economia local. O norte do estado lidera esse crescimento, com São José do Divino produzindo mais de 9 milhões de litros no ano, seguido por Parnaíba, que registrou 4,1 milhões de litros.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outras cidades como Teresina, Luís Correia, Caraúbas do Piauí e Piracuruca também ultrapassaram a marca de 1 milhão de litros. Isso segundo dados do IBGE divulgados em 18 de setembro.

O avanço na produção decorre de ações do Governo do Estado, que reúne esforços da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) e da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada).

Um destaque é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Leite, que conecta produtores a laticínios credenciados para pasteurização e envase. O leite é distribuído por Centros de Referência em Assistência Social (Cras) a famílias que recebem, em média, 4 litros por semana. O pagamento feito pela SAF ultrapassa o preço de mercado, garantindo renda justa aos produtores e segurança alimentar nos municípios.

Programa Piauí Mais Genética

Além disso, o Programa Piauí Mais Genética oferece inseminação artificial com sêmen de touros geneticamente superiores. Desta forma, melhorando a qualidade do rebanho e aumentando a produtividade de carne e leite. O Governo também libera crédito para produtores rurais, como a quantia de mais de R$ 260 mil destinada a 18 produtores de São José do Divino e região, liberada pelo Badespi em abril para a compra de matrizes, equipamentos e melhorias.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em agosto, a SAF apoiou a fundação da Cooperativa dos Produtores de Leite do Estado do Piauí (Coopileite) em Piracuruca. A cooperativa busca fortalecer a gestão e logística do PAA Leite e já investe em capacitação e infraestrutura, incluindo a compra de um caminhão-tanque. A expectativa é que a Coopileite assuma completamente o programa até 2026.