Resumo da notícia
- O ministro Silvio Costa Filho assinou a ordem de serviço para a dragagem da Baía da Babitonga, com investimento de R$ 436,6 milhões, visando fortalecer a infraestrutura portuária de Santa Catarina.
- Santa Catarina conta com seis portos, sendo três públicos e três privados, que movimentaram 16,8 milhões de toneladas entre janeiro e julho de 2025, com destaque para São Francisco do Sul.
- O setor portuário catarinense cresceu mais de 10%, com investimentos públicos e privados que somam mais de R$ 5,3 bilhões, tornando o estado um hub nacional de desenvolvimento portuário.
- A dragagem da Baía da Babitonga, com investimento de R$ 300 milhões e prazo de dez meses, aumentará a capacidade operacional e a segurança para embarcações de maior porte, ampliando a competitividade do porto.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinou nesta terça-feira (23) a ordem de serviço para dragagem da Baía da Babitonga durante cerimônia no Porto de São Francisco do Sul. O pacote de investimentos soma R$ 436,6 milhões e visa fortalecer a infraestrutura portuária catarinense.
Santa Catarina opera seis portos atualmente. Três deles são públicos: Itajaí, São Francisco do Sul e Imbituba. Os outros três são privados estratégicos: Itapoá, Portonave e Teporti. Esses terminais atendem a atividade pesqueira e cargas específicas.
O sistema portuário catarinense movimenta contêineres, cargas gerais e granel. Os portos conectam a produção regional e nacional aos mercados internacionais, desempenhando papel central no comércio exterior brasileiro.
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Setor registra crescimento acelerado em Santa Catarina
Costa Filho destacou que Santa Catarina soma mais de R$ 5,3 bilhões entre investimentos públicos e privados. “Santa Catarina é um dos estados que mais cresce no Brasil. O estado se tornou um novo hub de desenvolvimento portuário nacional”, afirmou o ministro.
O governo planeja expandir de seis para oito portos nos próximos anos. “Isso será fundamental para ampliar as operações do setor portuário no Estado”, completou Costa Filho.
O setor portuário catarinense cresceu mais de 10% no último período. As operações de contêineres registraram crescimento exponencial. Mais de 20% das operações brasileiras de contêineres passam pelos portos catarinenses.
Entre janeiro e julho de 2025, os seis terminais movimentaram 16,8 milhões de toneladas. São Francisco do Sul liderou com 10,5 milhões de toneladas. Imbituba registrou 4,2 milhões e Itajaí movimentou 2,1 milhões de toneladas.
Baía da Babitonga receberá dragagem de R$ 300 milhões
O ministro fez sobrevoo na Baía da Babitonga para observar as instalações dos portos de São Francisco e Itapoá. “Santa Catarina tem mais de R$ 20 bilhões de investimentos do PAC do Governo Federal. No setor portuário são mais de R$ 10 bilhões em investimentos públicos e privados”, destacou Costa Filho.
O governador Jorginho Mello acompanhou a assinatura da Ordem de Serviço de Dragagem da Baía da Babitonga. A obra receberá mais de R$ 300 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O prazo de execução é de dez meses.
A dragagem garantirá segurança à navegação e eficiência logística. A obra também ampliará a capacidade operacional do porto. “A iniciativa privada está dando um pontapé decisivo no crescimento e desenvolvimento”, disse Mello sobre os investimentos.
A obra permitirá o atendimento a embarcações de maior porte. Isso aumentará a competitividade e assegurará fluxo com mais eficiência e segurança.
Governo federal e estadual unem esforços
O secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, destacou a importância da união entre as esferas governamentais. “O mais simbólico é o elemento da unidade. A união de esforços do Governo Federal, Governo Estadual e agência reguladora visa trazer benefício logístico”, pontuou Ávila.
O presidente da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Frederico Dias, explicou que o sucesso da movimentação portuária incentiva novos investimentos privados. “O empresário espera ambiente de negócio sadio e segurança jurídica. As agências reguladoras preservam esse ambiente”, disse Dias.
Imbituba ganha reforço no molhe e melhorias nos acessos
O Porto de Imbituba receberá manutenção e reforço do molhe. O Governo Federal destinará R$ 87 milhões para as obras. O prazo estimado é de 18 meses. As obras visam aumentar a proteção e eficiência da infraestrutura local.
Imbituba também receberá R$ 17 milhões para o acesso rodoviário sul e R$ 14 milhões para o acesso rodoviário norte.
O Porto de São Francisco do Sul ganhará R$ 12,6 milhões para melhoria da infraestrutura viária. Esses investimentos melhorarão os acessos rodoviários aos portos catarinenses.
Investimentos estratégicos complementares
O pacote contempla outros investimentos estratégicos. O governo destinará R$ 4,3 milhões para contratar o Plano Estadual de Logística e Transportes (PELT). A INFRA S.A. será parceira no estudo. O plano terá papel fundamental no planejamento integrado da infraestrutura, focando no escoamento de cargas.
A Marinha do Brasil ganhará um novo posto avançado em Imbituba. O projeto receberá R$ 2,2 milhões em recursos. A unidade reforçará a presença da autoridade marítima na região. O posto ampliará a segurança das operações e o monitoramento do tráfego aquaviário.