Participantes desenvolvem soluções para desafios reais do campo, com foco em inovação e gestão
Foto: CNA/Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realiza até domingo (7), em Brasília, a etapa final do programa CNA Jovem 2025. O programa é uma iniciativa de desenvolvimento de lideranças do agro promovida pelo Sistema CNA/Senar. O encontro, iniciado na sexta-feira (5), reúne 62 jovens de todas as regiões do país em três dias de atividades voltadas à formação, troca de experiências e fortalecimento de habilidades de liderança.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Foto: CNA/Senar

Segundo Fabíola Bomtempo, diretora de Educação Profissional do Senar, esta edição marca uma virada estratégica no programa. Os participantes desenvolveram projetos alinhados a temas prioritários definidos pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), como regularização fundiária, logística, cadeias produtivas e sustentabilidade no campo.

“Pela primeira vez, os jovens criaram seus desafios a partir de pautas estratégicas nacionais. Com foco em soluções aplicáveis à realidade dos produtores rurais”, destacou Fabíola.

A diretora explicou que o programa também busca identificar as competências fortalecidas ao longo da jornada, iniciada em fevereiro, quando os participantes começaram a aprimorar suas propostas de inovação e gestão rural.

“Todas as iniciativas têm em comum o objetivo de resolver problemas reais e gerar impacto direto na produção agropecuária, com potencial de replicação em nível nacional”, acrescentou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Programação do encontro

A programação começou na sexta-feira (5), com uma abertura na sede do Sistema CNA/Senar. Os participantes visitaram áreas técnicas e conheceram o funcionamento das diretorias da CNA, do Senar, do Instituto CNA, da Faculdade CNA e do HUB CNA.

No sábado (6), pela manhã, ocorre o Painel de Apresentações, espaço em que os jovens apresentam suas soluções e compartilham aprendizados com os colegas. À tarde, participam de módulos de imersão sobre atuação institucional, protagonismo jovem e desenvolvimento de competências de liderança.

O domingo (7) será dedicado à elaboração de planos de carreira e a uma dinâmica em grupo. No período da tarde, o Senar divulgará os dez destaques desta edição, reconhecendo os jovens que mais se destacaram tanto pela qualidade das iniciativas quanto pelo desenvolvimento de suas competências pessoais e profissionais.

“Ao final do encontro, vamos anunciar os dez destaques e destacar três iniciativas premiadas como grandes vencedoras da edição 2025”, completou Fabíola.

Os premiados embarcarão, em 2026, em uma missão técnica nacional, com visitas a propriedades rurais e instituições nas cinco regiões do país. Uma oportunidade de imersão na diversidade da produção agropecuária brasileira e de troca direta com produtores e especialistas do setor.