O Governo do Paraná oficializa nesta quinta-feira (3) o lançamento do primeiro fundo de investimento estatal voltado ao agronegócio do Brasil. A iniciativa ocorre na B3 (Bolsa do Brasil) e busca captar cerca de R$ 2 bilhões, com apenas R$ 300 milhões em recursos públicos.
O novo modelo usa o conceito de blended finance, combinando recursos do Governo com investimentos privados. O objetivo é alavancar os valores estatais e acelerar o fomento ao agronegócio, garantindo maior capilaridade e eficiência na distribuição dos recursos.
O Paraná criou o fundo para oferecer alternativas ao financiamento do Plano Safra e outras linhas de crédito rural, cuja demanda supera a oferta. Com isso, o Paraná pretende impulsionar o setor agropecuário local de forma estratégica e sustentável.
O Governo vai destinar os recursos do Fiagro à expansão da produção, sistemas de irrigação, armazenagem e compra de equipamentos agrícolas. Além disso, a indústria que atende o setor também poderá acessar o fundo para investimentos em tratores e maquinários.
Outros estados brasileiros acompanham o lançamento e já estudam a criação de fundos semelhantes. Ou seja, a iniciativa se destaca pela alavancagem dos recursos estatais na proporção de 1 para 7. Além disso, permite a concessão de crédito a juros mais baixos, em torno de 9% ao ano, bem abaixo da taxa Selic, atualmente próxima de 14,25%.
Em resumo, a proposta busca atrair investimentos privados, ampliar o acesso ao crédito rural e fortalecer o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário no Brasil.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Tarifas Trump: saiba quais setores do agro podem ser mais impactados
+ Agro em Campo: Florianópolis sedia campeonatos brasileiros de drinques alcoólicos com café e desenho em leite