O mercado de ovos registra alta de preços superior a 20% em algumas regiões, segundo levantamento do Cepea. A combinação de oferta restrita e demanda aquecida tem impulsionado o setor. Produtores e distribuidores relatam dificuldades para atender à crescente procura.
O aumento da demanda reflete principalmente o crescimento das vendas no atacado, que abastece redes varejistas e atacadistas. Ao mesmo tempo, a oferta controlada contribui para a valorização do produto. De acordo com agentes consultados pelo Cepea, o descarte de poedeiras mais velhas tem reduzido a disponibilidade doméstica, agravando o desequilíbrio entre oferta e demanda.
Frango: avicultores paulistas enfrentam queda no poder de compra
O poder de compra dos avicultores paulistas em janeiro diminuiu devido à desvalorização do frango vivo e ao aumento dos custos. Enquanto o milho registra alta nos preços, o farelo de soja permanece praticamente estável.
A menor liquidez nas vendas de produtos avícolas nesta segunda quinzena de janeiro reflete a redução no poder aquisitivo da população. Esse cenário tem levado compradores a limitar a aquisição de novos lotes de aves para abate, conforme o levantamento do Cepea.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Bioma Pampa tem menor índice de queimadas dos últimos 6 anos
+ Agro em Campo: Terminal de Contêineres de Paranaguá registra crescimento de 24%