O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas em áreas das regiões Norte e Nordeste. Ou seja, o aviso, válido até a tarde de sexta-feira (7), classifica o risco como laranja e prevê volumes de até 100 mm, com ventos que podem chegar a 100 km/h.
Mais tempestades
Nos últimos dias, temporais já atingiram o litoral do Nordeste, principalmente a Paraíba e Pernambuco. Em Camaratuba, no litoral paraibano, o acumulado chegou a 236,8 mm nas últimas 24 horas, superando o recorde diário de 171,8 mm registrado em 2013. Em João Pessoa, o volume de chuva alcançou 90 mm no mesmo período. A previsão indica que esse cenário deve continuar até amanhã.
Além disso, o Inmet também emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas entre o Norte e o Sul do país, com precipitações entre 20 e 30 mm por hora, alcançando Santa Catarina.
Onda de calor persiste no Sul e avança para Santa Catarina
O Rio Grande do Sul segue enfrentando uma onda de calor que deve persistir até segunda-feira (10). O Inmet classificou o fenômeno como de grande perigo e prevê temperaturas acima de 40 °C.
As regiões mais afetadas incluem a região metropolitana de Porto Alegre, além das áreas sudoeste, oeste, sudeste e nordeste do estado. Na capital, os termômetros podem marcar 29 °C amanhã, mas a sensação térmica seguirá elevada.
O calor extremo também deve avançar para a faixa litorânea de Santa Catarina, incluindo a Grande Florianópolis, o sul e o norte do estado, além do Vale do Itajaí. Nessas áreas, as temperaturas devem chegar a 32 °C nos próximos dias.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Entregas de fertilizante cresceram em novembro de 2024