A DAF Caminhões reforçou seu compromisso com o setor agropecuário e vocacional ao apresentar dois de seus modelos de destaque: o DAF XF, voltado a aplicações rodoviárias pesadas, e o DAF CF, ideal para operações severas dentro e fora da estrada, na Agrishow 2025. Ambos os modelos combinam robustez mecânica, tecnologias embarcadas e conforto para o motorista, com versões específicas preparadas para atender às demandas do campo, do transporte de grãos ao apoio em usinas canavieiras.
A seguir, o engenheiro de vendas Carlos Chemin detalha as características técnicas, aplicações e diferenciais dos modelos XF e CF. A entrevista foi concedida ao portal Agro em Campo, durante a Agrishow, realizada em Ribeirão Preto (SP).
DAF XF apresenta robustez, tecnologia e conforto
O DAF XF está disponível nas configurações 6×4 e 6×2, ambas com potência de 530cv. O modelo Off-Road tem cabine Space Cab na cor Ice White, com o novo Ar-condicionado Elétrico de Teto TRP. Já o XF 6×2 possui cabine Super Space Cab Verde Apoena e inclui pacote Safety com rodas de alumínio, defletores, buzina dupla e kit hidráulico. Ambos têm PBT de 28T / 23T, CMT de 80T e PBTC de 74T.

Foto: Pedro H. Lopes/ Agro em Campo
O modelo XF foi lançado na Agrishow do ano passado. Qual tem sido o retorno do mercado?
A gente lançou esse caminhão na Agrishow de 2023, e desde lá ele tem sido muito bem aceito no agro. Ele atende três segmentos principais: cargas indivisíveis, florestal e canavieiro. É um caminhão apto para trabalhar com implemento de 11 eixos, o famoso rodotrem de 11 eixos, muito usado no canavieiro.
E em relação à capacidade técnica?
Ele tem capacidade para até 150 toneladas, o que é bastante acima do que o rodoviário está acostumado. Tem suspensão redesenhada, chassi reforçado, quinta roda com 3 polegadas e meia, tudo voltado para esse tipo de operação pesada.
Apesar da robustez, o conforto segue como prioridade?
Esse é um grande diferencial. A parte interna não deixa nada a desejar. O colchão tem espuma de alta densidade, os bancos têm suspensão pneumática, tem geladeira interna… E a suspensão da cabine foi desenhada para aguentar o tranco, mas manter o conforto e a dirigibilidade.

Foto: Pedro H. Lopes/ Agro em Campo
E a tecnologia embarcada?
Todos os caminhões da DAF têm tecnologia, mas nesse a gente apostou em centrais eletrônicas mais potentes, em vez de muitas. Ele tem controle de tração, estabilidade, bloqueio de diferencial, painel interativo que dá feedback sobre consumo, estilo de condução, rota, tempo de marcha lenta. E todos têm rede CAN aberta, ou seja, aceitam qualquer sistema de telemetria que o cliente use.
DAF CF Construção é simples, robusto e versátil para o agro
O DAF CF Construção, por sua vez, conta com motor PACCAR PX-7 de 310cv, freio motor de 245cv e tração 6×4. A transmissão é manual de 9 marchas (com opção automatizada). A cabine é Day Cab e o modelo é indicado para silo/ração, carga-viva, pipa e apoio. O PBT é de 28,1T e o CMT de 42T. O modelo em exposição está implementado como caminhão – pipa.
O que diferencia o CF no portfólio da DAF?
O CF Construção faz parte da linha DAF Vocacional. A gente lançou ele na Fenatran 2024, e agora os clientes estão recebendo e trabalhando com ele. É um caminhão que serve pra várias aplicações, não só construção.
Na Agrishow ele apareceu com outra aplicação, certo?
Isso. Aqui ele está como caminhão pipa, equipado com tanque de 15 mil litros, mas a gente também mostra ele como bombeiro, porque essa é uma região com muitas usinas canavieiras. E as usinas têm o costume de ter sistemas próprios de combate a incêndios.

Foto: Pedro H. Lopes/ Agro em Campo
É um caminhão mais direto, sem muitos luxos?
Sim, é um caminhão simples, sem leito, cabine Day Cab, tração 6×4, mecânica básica e robusta. Transmissão manual, mas tem opção automatizada. Ele precisa estar 100% disponível. Tem de bater na chave e andar.
E ele serve pra mais que isso?
Serve pra caçamba, basculante, roll on-roll off, carga seca… É um caminhão versátil, com o DNA DAF, e que entrega o que o agro precisa: robustez e disponibilidade.
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