A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realiza, nesta sexta-feira, 16 de maio, o curso gratuito “Cafeicultura Orgânica – Amostragens do Solo, Foliar e Materiais Orgânicos” em Araponga, Minas Gerais. O evento acontece das 12h às 18h, na Escola Família Agrícola Puris de Araponga (EFA PURIS). A iniciativa atende cafeicultores locais, com foco especial nos associados à Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo (Coopfam).
O curso da EPAMIG aborda temas essenciais para a produção orgânica de café. Com destaque para as técnicas corretas de amostragens de solo e folha em diferentes fases da lavoura. A programação inclui atividades teóricas e práticas, realizadas em uma propriedade rural de agricultura familiar. Os participantes poderão acompanhar demonstrações dos processos de amostragem, reforçando o aprendizado adquirido em sala.
Segundo Waldênia Moura, pesquisadora da EPAMIG, “o curso permitirá que os cafeicultores orgânicos da região realizem as amostragens da lavoura de forma mais eficiente, otimizando as práticas de correção e adubação do solo, com o objetivo de evitar prejuízos econômicos”. Ela destaca ainda que o evento integra conteúdos exigidos por certificadoras de café orgânico e complementa a formação oferecida pela Coopfam aos seus associados.
Material didático e capacitação técnica
Durante o evento, a EPAMIG apresentará o material didático que elaborou, com foco na difusão de conhecimentos técnicos e científicos gerados pelas pesquisas em cafeicultura orgânica. O conteúdo visa apoiar a capacitação de técnicos e multiplicadores de informações junto à rede de cooperados da região. Assim, fortalecendo a pesquisa participativa e a sustentabilidade da produção.
O curso faz parte do projeto “Desenvolvimento de Tecnologias para a Cafeicultura Orgânica na Região das Matas de Minas Gerais” (PPE-00039-24). E éfinanciado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O projeto contempla avaliação de substratos para mudas, seleção de cultivares promissoras, uso de materiais orgânicos em propriedades familiares e capacitação por meio de cursos e ações de difusão.
A iniciativa conta com a parceria do Governo de Minas Gerais, da Coopfam, da Escola Família Agrícola Puris de Araponga (EFA), da Fapemig e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Inscrições e informações
Os participantes devem se inscrever presencialmente no local do evento, das 12h30 às 13h. A organização iniciará a programação logo após o período de inscrições. Mais informações estão disponíveis pelo e-mail waldenia@epamig.br ou pelo telefone (31) 98631-8331.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Araras-canindé são reabilitadas antes da liberdade
+ Agro em Campo: Castanha-do-Pará: produção despenca e preços disparam