Resumo da notícia
- O Senar inaugurou em Feira de Santana o Centro de Excelência em Zootecnia, com foco em equinocultura, oferecendo cursos gratuitos presenciais e a distância para qualificar trabalhadores do setor rural.
- Autoridades como o presidente da CNA, governador Jerônimo Rodrigues e prefeito José Ronaldo destacaram a importância do centro para o desenvolvimento local e fortalecimento da pecuária baiana.
- A estrutura conta com laboratórios, salas de aula e biblioteca, com meta de formar 4.160 alunos por ano, preparando-os para atuar em propriedades rurais, agroindústrias e consultorias.
- O Senar lançou o programa Senar Qualifica, que oferece cursos híbridos para produtores rurais, com destaque para o curso de Manejo de Equinos, iniciado na inauguração do Centro.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) inaugurou, na sexta-feira (26), o Centro de Excelência em Zootecnia, em Feira de Santana. A nova unidade vai oferecer cursos gratuitos e terá foco especial na equinocultura.
O presidente da CNA, João Martins, participou da cerimônia junto com o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito José Ronaldo. O evento reuniu ainda lideranças da Faeb, diretores do Senar, autoridades políticas, professores, alunos e tutores dos cursos. Em discurso, João Martins afirmou que o Centro de Excelência vai fortalecer a pecuária da Bahia e o desenvolvimento local. Além disso, ele destacou que os produtores encontrarão apoio para levar tecnologia e gestão às propriedades rurais.
- Brasil inclui cacau entre os melhores do mundo pelo terceiro ano consecutivo
- Frango retoma alta de preço após quatro meses de queda
O presidente da Faeb, Humberto Miranda, reforçou o caráter transformador da iniciativa. Ele disse que o Centro vai gerar conhecimento, qualificar trabalhadores e transformar vidas com ciência e tecnologia.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou que a unidade promove conhecimento e une os setores em torno da zootecnia. O prefeito José Ronaldo afirmou que o projeto vai capacitar homens e mulheres para atuar no setor rural e no agro local.
Mais de 4 mil estudantes por ano

Segundo André Sanches, diretor de Educação Formal do Senar, a meta é formar 4.160 alunos por ano. Os cursos atenderão demandas de qualificação em operação, gestão, planejamento e estratégias adaptadas ao mercado pecuário brasileiro.
Estrutura
A estrutura inaugurada possui oito blocos modulares, salas de aula, laboratórios de biologia, informática, biblioteca, auditório e área de convivência. Os alunos terão acesso a cursos presenciais e a distância, além de especializações na cadeia de equinos.
O Centro vai abrir inscrições para as primeiras turmas no dia 6 de outubro. Os formados poderão atuar em propriedades rurais, agroindústrias, consultorias, empresas de assistência técnica e pesquisa.
Com a unidade de Feira de Santana, o Senar soma quatro Centros de Excelência no país. Já funcionam os de Fruticultura, em Juazeiro (BA), de Bovinocultura de Corte, em Campo Grande (MS), e de Cafeicultura, em Varginha (MG).
Senar Qualifica

Durante o evento, o Senar lançou o programa Senar Qualifica, voltado para capacitar produtores e trabalhadores rurais em diferentes áreas. A iniciativa vai ofertar cursos híbridos, combinando aulas a distância e práticas presenciais.
Um dos destaques é o curso de Manejo de Equinos, com 240 horas de carga horária. Em resumo, o conteúdo vai do manejo alimentar ao casqueamento, passando por doma racional, iniciação à equitação e preparação para eventos. A aula inaugural do curso de Manejo de Equinos aconteceu em Feira de Santana durante a inauguração do novo Centro.