Foto: divulgação - Agência Brasil/Ricardo Botelho/Minfra

As exportações brasileiras de carne de frango mantêm ritmo forte e podem atingir um novo recorde em 2025, apontam pesquisadores do Cepea. O desempenho atual é expressivo, mesmo após o registro de gripe aviária em uma granja comercial do Rio Grande do Sul, em maio deste ano.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo dados da Secex, o volume exportado em setembro foi o maior dos últimos 11 meses. Na parcial de outubro, o ritmo diário de embarques supera em 9,6% o de setembro e está 16% acima do observado em outubro de 2024.

Os pesquisadores do Cepea destacam que a retomada das compras pela União Europeia impulsiona o desempenho das exportações brasileiras. O avanço ajuda a consolidar a recuperação do setor, que volta a operar em níveis próximos aos anteriores ao caso de gripe aviária.

As vendas para a China, no entanto, seguem suspensas. Caso o país asiático retome as importações, o volume exportado pode crescer ainda mais nos próximos meses.

Os analistas ressaltam que a manutenção do bom desempenho depende da ausência de novos casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1) ou de outras variações do vírus em granjas comerciais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE