A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) anunciou a abertura das inscrições para o Fórum Empresarial Bolívia-Brasil, que ocorrerá em 9 de julho, em Santa Cruz de la Sierra. O evento coincide com a visita do presidente Luís Inácio Lula da Silva à Bolívia e contará com sua participação no encerramento, ao lado do presidente boliviano, Luis Alberto Arce. A ApexBrasil aceitará inscrições até 5 de julho, através do link fornecido pela agência.
O Fórum tem como objetivo fortalecer o comércio bilateral entre os dois países e fomentar parcerias estratégicas em áreas como energia, minerais críticos e sustentabilidade na agricultura e no extrativismo. Serão realizados painéis de discussão que abordarão esses temas, além de oferecer oportunidades de networking e negócios entre empresários brasileiros e bolivianos.
“O comércio bilateral com a Bolívia diminuiu nos últimos anos e precisamos recuperar esse espaço. Queremos fortalecer não só as relações comerciais, como também os laços diplomáticos e políticos com os irmãos bolivianos. Uma das parcerias estratégicas que podemos firmar é em torno da cadeia da castanha-do-brasil, item muito importante para as vendas internacionais dos dois países. É possível torná-la mais competitiva, alavancando o desenvolvimento sustentável na região”, afirmou Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.
Além de Viana, estarão presentes no Fórum o embaixador do Brasil na Bolívia, Luís Henrique Sobreira Lopes, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, e os presidentes Lula e Arce. O evento está aberto a instituições públicas e empresas de qualquer porte e nível de maturidade exportadora.
Comércio com a Bolívia
O Brasil é o principal destino das exportações bolivianas e seu segundo maior fornecedor, atrás apenas da China, com 16,6% de participação no mercado boliviano. O comércio bilateral entre os países totaliza cerca de US$ 3,3 bilhões. Um estudo recente da ApexBrasil identificou mais de 1.400 oportunidades para produtos brasileiros no mercado boliviano. As principais em setores como combustíveis, máquinas e equipamentos, artigos manufaturados e produtos químicos.
Para mais informações e inscrições, os interessados podem clicar aqui e acessar o link fornecido pela ApexBrasil até 5 de julho.