Os preços de todos os cortes bovinos com osso no atacado de carne da Grande São Paulo subiram cerca de 4% nos últimos sete dias, segundo o Cepea. Com isso, a carcaça casada do boi gordo (junção do traseiro, do dianteiro e da ponta de agulha), alcançou o maior valor nominal deste ano.
Análise sobre o aumento de preços
Pesquisadores do Cepea apontam que a oferta dos frigoríficos diminuiu, enquanto o consumo aumentou. Fatores macroeconômicos, como o desemprego e a massa de rendimentos, estão favorecendo esse cenário, segundo atacadistas da região.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Canadá retoma importação de carne bovina do Brasil
+ Agro em Campo: BASF apresenta resultados iniciais do programa global de agricultura de baixo carbono
Exportações
As exportações de carne bovina do Brasil alcançaram 248.061 toneladas em agosto de 2024, gerando uma receita de US$ 1,072 bilhão. Ou seja, este foi o melhor desempenho registrado para o mês de agosto na história das exportações brasileiras. Em comparação com o mesmo período de 2023, o volume de embarques cresceu 16,5%, enquanto o faturamento aumentou 13,7%. Além disso, no acumulado do ano, o Brasil já exportou 1,8 milhão de toneladas, um crescimento de 27,9% em relação ao ano anterior, totalizando US$ 7,9 bilhões em receita, um aumento de 18,7%, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).