A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para a ocorrência de fortes chuvas que devem atingir todo o estado entre quinta (7) e sexta-feira (8). O órgão prevê acumulados de precipitação variando de níveis altos a muito altos em diversas regiões. O alerta inclui possíveis temporais acompanhados de raios, ventos fortes e granizo, provocados pela passagem de uma frente fria na costa sudeste.
As áreas mais afetadas devem ser a capital, a região metropolitana, o Vale do Ribeira, a Baixada Santista, e outras regiões como Campinas, Sorocaba, São José do Rio Preto e Araçatuba. Especial preocupação se volta às regiões de Bauru e Araraquara, onde os níveis de chuvas previstos são ainda mais elevados.
Diante da situação, o governo estadual anunciou a instalação de um gabinete de crise a partir das 8h de quinta-feira. A iniciativa busca coordenar respostas rápidas a possíveis emergências. E conta com a participação de representantes de concessionárias de energia elétrica e serviços de abastecimento de água para ações imediatas.
Recomendações à população
A Defesa Civil orienta evitar locais abertos, manter distância de objetos altos e isolados como postes e árvores. Também recomenda desligar aparelhos conectados à rede elétrica durante as chuvas. Em caso de alagamento, a recomendação é não tentar atravessar enxurradas e observar sinais de movimentação de terra em áreas de encosta.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Petrobras investe R$ 3,5 bilhões em fábrica de fertilizantes no MS
+ Agro em Campo: saiba como a relação entre abelhas e café pode ser tornar uma mistura lucrativa e saborosa
A população pode receber alertas enviando um SMS com o CEP da região para o número 40199 e acompanhando atualizações nas redes sociais da Defesa Civil (@defesacivilsp).