A 18ª Jornada Científica da Embrapa Mandioca e Fruticultura, que ocorrerá de 14 a 18 de outubro de 2024, em Cruz das Almas (BA), terá como tema principal “Inovação para a Sustentabilidade Agrícola”. O evento reunirá 92 trabalhos de bolsistas de importantes instituições como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Serão apresentados 46 trabalhos orais e 46 em formato de pôster, todos com o foco em soluções inovadoras para a sustentabilidade no campo.
De acordo com o pesquisador Eduardo Chumbinho de Andrade, coordenador do evento, além das apresentações dos bolsistas, a programação inclui palestras de especialistas. Elas devem agregar conhecimento a estudantes e profissionais da área. Uma das novidades deste ano é o alinhamento dos temas dos trabalhos com os objetivos estratégicos do Plano Diretor da Embrapa 2024-2030. Que visa abordar áreas como bioeconomia, economia circular e tecnologias emergentes.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Novo recorde de exportações do agronegócio brasileiro
+ Agro em Campo: Lei incentiva produção de biocombustíveis avançados no Brasil
A palestra de abertura, com o tema “Sustentabilidade agrícola no Baixo Sul da Bahia”, será ministrada por Thales Lima, especialista em matemática financeira. Ele também é diretor-executivo da Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves. Outro destaque será a palestra “Como cheguei à Nasa”, apresentada on-line pelo astrônomo Wladimir Lyra, professor da Universidade Estadual do Novo México.
Premiação
A jornada também premiará os melhores trabalhos em diferentes categorias. Incluindo o Troféu Orlando Passos para o trabalho mais bem avaliado e um prêmio especial para o melhor uso de matemática e estatística em Ciências Agrárias. Além disso, haverá treinamento sobre ética e integridade para os estagiários e bolsistas da Embrapa.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Flórida: safra de laranja pode cair 16%, aponta USDA
+ Agro em Campo: Mato Grosso aprova lei que impacta Moratória da Soja
Este evento reforça a importância da inovação como pilar para uma agricultura sustentável e competitiva. Além de fomentar o desenvolvimento de soluções que podem impactar positivamente o futuro do agronegócio no Brasil.