Produtores de queijos artesanais de Santa Catarina podem se inscrever no 2º Concurso Estadual de Queijos Artesanais. A Epagri organiza o evento, que ocorrerá em 6 de novembro, em Rio do Sul. Neste ano, o concurso traz duas novidades: o I Simpósio Catarinense de Queijos Artesanais, no dia 7 de novembro, e a I Feira Catarinense de Queijos Artesanais, no mesmo dia do concurso. As inscrições são gratuitas e vão até 11 de outubro. Os interessados podem se inscrever no site do evento.
De acordo com, Telma Tatiana Köene, Coordenadora Estadual do Programa Gestão de Negócios e Mercados da Epagri, o concurso “destaca para o mercado os laticínios que produzem queijo com alta qualidade”. Ela acrescenta que o evento estimula os produtores a “realizar o melhoramento contínuo no processo de produção”.
Critérios de participação
Os queijos artesanais são aqueles produzidos em pequena escala, ou seja, até 100 kg por dia. Além disso, eles devem ser feitos de forma artesanal. Outro aspecto importante é que devem ter predominância de leite de produção própria ou de origem determinada.
As técnicas de produção precisam ser predominantemente manuais. Bem como, podem participar os queijos certificados em Santa Catarina, com Selo Arte ou Selo Queijo Artesanal.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Conheça o melhor mel do Brasil
+ Agro em Campo: Projeto brasileiro permite o aluguel de abelhas
As agroindústrias de laticínios e queijarias localizadas em Santa Catarina podem se inscrever. No entanto, elas devem estar sob inspeção oficial do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou Serviço de Inspeção Federal (SIF/SISBI), e essa inspeção deve ser válida no dia do concurso.
Avaliação dos queijos
Os queijos serão avaliados com base em critérios específicos. A avaliação incluirá aparência geral, aroma, textura e sabor. Ou seja, a aparência geral abrange casca, massa, textura e composição total. O aroma considera casca, massa, composição total e possíveis defeitos. A textura envolve elasticidade, cremosidade, granulosidade e untuosidade. Bem como, o sabor inclui sensação, intensidade e possíveis defeitos.
A adequação ao estilo também será considerada. De acordo com a pontuação, os queijos receberão Medalha Super Ouro, Medalha de Ouro, Medalha de Prata ou Medalha de Bronze.
Simpósio e Feira
O I Simpósio Catarinense de Queijos Artesanais ocorrerá pela primeira vez no estado. O evento visa, portanto, dar visibilidade às pesquisas científicas na área. Sendo assim, também estimulará a difusão de conhecimento para fortalecer essa cadeia produtiva. A programação abordará temas como qualidade na produção, avanços do queijo artesanal no estado e no Brasil.
Além disso, haverá avaliação de queijos e mesas-redondas com apresentação dos trabalhos inscritos. A I Feira Catarinense de Queijos Artesanais, no mesmo dia do concurso, valorizará a diversidade, tradição e inovação desse setor.