Juiz de Fora receberá o Minas Láctea 2024 de 16 a 18 de julho. O evento, promovido pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes/Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG/ILCT), terá uma programação diversificada.
O 37º Congresso Nacional de Laticínios, a 43ª Semana do Laticinista e os julgamentos do 47º Concurso Nacional de Produtos Lácteos ocorrerão na sede do Instituto. O Expominas/JF sediará a 47ª Expomaq, exposição de máquinas, equipamentos, embalagens e insumos para a indústria laticinista, e a 48ª Expolac, exposição de produtos lácteos. A premiação do Concurso Nacional de Produtos Lácteos também acontecerá no Expominas.
Vitrine de derivados do leite
A Expolac se consolidou como uma vitrine para produtos derivados do leite. Além da área comum, contará com estandes exclusivos onde os laticínios poderão oferecer e promover a degustação de seus produtos. A programação inclui também palestras sobre queijos artesanais, queijos de cabras e ovelhas. Além disso, terão harmonizações entre lácteos e outros produtos, como vinhos, café, cachaça e cerveja.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Leite longa vida e leite em pó registram tendência de alta
A marca Sabor das Vertentes, especializada em doces, participará novamente da Expolac. “O evento é uma excelente oportunidade para demonstrar nossos produtos a consumidores e revendedores. Já agendei visitas de representantes de empórios de Minas Gerais e do Rio de Janeiro interessados em conhecer e revender nossos doces”, disse o proprietário Walyson Francisco de Oliveira.
Além da participação na Expolac, a Sabor das Vertentes competirá no Concurso Nacional de Produtos Lácteos com o doce de leite tradicional e um produto inovador. “Participar e ser premiado no concurso valoriza nosso trabalho”, afirmou Walyson, que começou a produção com base nas receitas de sua mãe.
Walyson explicou que sua mãe participa ativamente da produção. Ou seja, foi dela a ideia do doce de leite com raspas de limão, premiado em 2022 e um dos mais vendidos. “Nosso produto é tipicamente mineiro, puro, sem mistura e sem aditivos. A qualidade começa com um leite de boa procedência”, destacou.