O renomado fotógrafo de vida selvagem Arruda Branco, conhecido por seus registros impressionantes de onças-pintadas, capturou um momento dramático no Pantanal: uma onça caçando um jacaré.
O registro destaca a habilidade e a força das onças-pintadas, predadores de topo na cadeia alimentar pantaneira, caçando um jacaré no ambiente dele. Em um ataque certeiro, o felino ataca o réptil dentro da água, e rapidamente o vence.
Arruda Branco é um fotógrafo experiente no Pantanal e frequentemente compartilha fotos e vídeos dos felinos em seu Instagram @arrudabranco.
Além disso, Arruda trabalha em expedições fotográficas de onças, e conta com 184 mil seguidores em sua conta na plataforma Instagram.
O Parque Estadual Encontro das Águas é considerado um local privilegiado para observar onças-pintadas. O período de seca, entre julho e setembro, é ideal para avistar os felinos, pois eles se aproximam das margens dos rios em busca de água e alimento.
Maior felino das Américas
A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas e o terceiro maior do mundo, e encontra no Pantanal um de seus principais refúgios. Conhecida também como jaguar, jaguaretê ou simplesmente onça, este felino robusto e musculoso desempenha um papel crucial no equilíbrio do ecossistema pantaneiro.
Apesar de sua importância ecológica, a onça-pintada enfrenta diversos desafios, como a perda de habitat, a caça ilegal e o conflito com humanos. A conservação da espécie é crucial para a saúde do Pantanal. E depende de medidas como a proteção de áreas naturais, o combate à caça e a promoção da coexistência entre humanos e onças.
>O ecoturismo, especialmente a observação de onças-pintadas, tem se mostrado uma ferramenta importante para a conservação, gerando renda para as comunidades locais e aumentando a conscientização sobre a importância da preservação desses magníficos felinos.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Ervilhas revolucionam produção de cerveja
+ Agro em Campo: Cooperativa Vinícola Garibaldi processa 14,5 milhões de quilos de uvas