Minas Gerais fortaleceu sua presença internacional e impulsionou pequenos produtores locais durante a 4ª Missão Comercial de Minas Gerais ao Paraguai, realizada entre 26 e 28 de novembro, em Assunção. A ação, promovida pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), em parceria com a Embaixada do Brasil, reuniu dez empresas mineiras dos setores de agronegócio e alimentos em uma imersão estratégica no mercado paraguaio.

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Durante três dias de rodadas de negócios, visitas técnicas e encontros institucionais, as empresas mineiras participaram de 86 reuniões com compradores paraguaios, resultando em R$ 103 mil em vendas imediatas e expectativa de R$ 4 milhões em contratos futuros. O resultado reforça a expansão da presença mineira no comércio exterior e amplia as oportunidades para marcas locais com potencial exportador.

Abertura de mercados e fortalecimento do setor

Durante a missão, representantes mineiros participaram de uma reunião no Ministério de Indústria e Comércio do Paraguai para compreender as exigências e certificações necessárias à exportação de queijos de Minas Gerais, além de debater práticas de mercado e estratégias para ampliar o acesso do produto ao consumidor paraguaio.

Segundo o subsecretário de Economia e Política Agropecuária, Gilson Sales, a ação consolida a estratégia de internacionalização das produções mineiras: “Temos qualidade, diversidade e capacidade de atender mercados exigentes. Quando aproximamos nossos produtores de compradores internacionais, fortalecemos toda a cadeia produtiva. O Paraguai é um mercado em expansão e também uma porta de entrada para a América Latina”, afirmou.

Cachaça e produtos mineiros ganham visibilidade

Entre as empresas participantes, a Cachaça Terra do Zebu, de Uberaba, foi destaque. O representante da marca, Murilo Henrique, celebrou a primeira participação internacional da empresa, que fechou um contrato de US$ 6 mil. E perspectiva de chegar a até US$ 30 mil em novos negócios.

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“Ir com o apoio do Governo de Minas nos deu credibilidade e abriu oportunidades que dificilmente teríamos sozinhos. Foi um divisor de águas para nossa marca”, destacou.

A comitiva mineira contou ainda com produtores de cafés especiais, alimentos plant-based, geleias artesanais, pães de queijo, temperos e frutas desidratadas. Além de representantes da Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (APACS), que reúne 26 produtores da bebida símbolo de Minas Gerais.

Mercado paraguaio em expansão

O Paraguai tem ampliado o consumo de alimentos e bebidas premium, abrindo espaço para produtos de maior valor agregado. Atualmente, Minas Gerais exporta cerca de US$ 35 milhões ao país, o que faz do estado o quinto maior exportador brasileiro para o mercado paraguaio.

A programação da missão incluiu seminários sobre o mercado local, visitas a redes de supermercados importadores e rodadas de negócios com distribuidores. Além de reuniões com autoridades paraguaias para discutir tendências e oportunidades para pequenos e médios empreendedores.