Em uma cena rara e impressionante, um pescador registrou o momento em que uma sucuri gigante se aproximou de sua canoa, como se tentasse subir a bordo. O flagra, feito durante uma pescaria noturna, viralizou nas redes sociais e chamou a atenção de biólogos e amantes da natureza.
No vídeo é possível que a cobra nadou calmamente até a embarcação, levantando dúvidas sobre seu comportamento. As sucuris, apesar de seu tamanho impressionante, não são agressivas com humanos e raramente atacam, a menos que se sintam ameaçadas.
Ver essa foto no Instagram
Especialistas explicam que esses répteis podem se aproximar de canoas por curiosidade ou em busca de calor, já que são animais ectotérmicos (dependem do ambiente para regular a temperatura corporal). Em dias mais frios, é comum vê-las saindo da água para tomar sol.
O que fazer ao encontrar uma sucuri?
- Mantenha a calma: movimentos bruscos podem assustar o animal.
- Não toque: apesar de geralmente não serem perigosas, elas podem morder se se sentirem encurraladas.
- Registre à distância: filmar ou fotografar de longe é a melhor opção.
Esse é apenas mais um caso curioso de sucuris sendo flagradas em rios brasileiros. Em Mato Grosso do Sul, turistas registram normalmente cobras tomando sol nas margens. Esses encontros já viraram parte das viagens turísticas para os amantes da natureza.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Encontro entre onças e touro tem final surpreendente no Pantanal
+ Agro em Campo: De novo: Governo proíbe venda de mais 2 marcas de azeite