Os preços da cebola dispararam na última semana em Santa Catarina. Segundo o Hortifrúti/Cepea, as altas ocorreram em Ituporanga e Lebon Régis. Ou seja, ambas as regiões estão no fim dos estoques e devem encerrar as atividades ainda em maio.
De acordo com os pesquisadores, a valorização está ligada à baixa oferta nacional. Além disso, houve dificuldade na entrada de cebolas da Argentina. Em geral, esses dois fatores pressionaram o mercado e elevaram as cotações.
Entre 12 e 16 de maio, a cebola vermelha em Ituporanga atingiu R$ 2,67/kg na roça. Ou seja, o valor representa alta de 43,7% frente à semana anterior. Já em Lebon Régis, a cebola beneficiada (cx 3) subiu 50%, chegando a R$ 60,00 por saca de 20 kg.
Plantio do trigo avança e pressiona os preços
As cotações do trigo caíram na semana passada no Brasil. Dados do Cepea indicam que a queda ocorre com o avanço da semeadura. A expectativa de safra maior e maior produtividade também influenciou o recuo.
Segundo os pesquisadores, as lavouras apresentam bom desenvolvimento até o momento. Com isso, compradores tentam negociar com valores mais baixos. Vendedores com necessidade de caixa mostram-se mais dispostos a aceitar as ofertas.
A Conab prevê produção de 8,255 milhões de toneladas em 2025/26. O volume representa alta de 4,6% frente à safra anterior. A produtividade deve crescer 18,6%, o que ajuda a ampliar a oferta nacional.