Resumo da notícia
- Anvisa proibiu imediatamente o café torrado da marca Câmara após encontrar fragmentos semelhantes a vidro, determinando apreensão, suspensão da venda, distribuição, fabricação e propaganda do produto.
- O café apresenta origem duvidosa e empresas indicadas na embalagem não estão regularizadas, além da presença de corpo estranho que representa grave risco à saúde dos consumidores.
- Além do café, Anvisa recolhe produtos da Axis Nutrition por falhas graves como ausência de responsável técnico, controle inadequado de qualidade e falta de rastreabilidade dos produtos.
- Whey Isomix Definition da Proteus foi apreendido por falsificação, e a Anvisa alerta consumidores para evitar o uso de produtos irregulares e denunciar suspeitas à ouvidoria do órgão.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta semana a proibição imediata do café torrado da marca Câmara após a descoberta de fragmentos semelhantes a vidro em amostras do produto. A medida inclui a apreensão de todos os lotes e a suspensão total da comercialização, distribuição, fabricação e propaganda.
A decisão da Anvisa foi motivada por duas graves irregularidades identificadas no Café Torrado e Moído Extraforte e Tradicional da marca Câmara:
- Origem duvidosa do produto: uma portaria da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde do Rio de Janeiro confirmou que o café possui origem desconhecida. As empresas indicadas na embalagem, Sociedade Abast do Com e da Ind de Panif Sacipan S/A e Lam Fonseca Produtos Alimentos Ltda., não estão regularizadas.
- Azeite brasileiro quebra recorde em guia italiano Flos Olei
- Empresa japonesa lança primeiro trator autônomo a hidrogênio do mundo
- Presença de corpo estranho: o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen/RJ) encontrou fragmentos semelhantes a vidro no lote número 160229, representando grave risco à segurança alimentar dos consumidores.
Empresa de suplementos tem produtos suspensos por irregularidades graves
Além do café, a Anvisa também determinou o recolhimento de todos os produtos da Axis Nutrition Indústria e Comércio de Alimentos Ltda., incluindo suplementos alimentares. A ação ocorreu após inspeção sanitária realizada entre os dias 15 e 17 de setembro.
Principais irregularidades encontradas na empresa:
- Ausência de responsável técnico habilitado
- Falhas no controle de qualidade da água potável
- Falta de registros das operações de produção
- Programa de Controle de Alergênicos inadequado
- Ausência de rastreabilidade de produtos e matérias-primas
- Falta de controle de qualidade dos produtos acabados
Whey protein falsificado é retirado do mercado
A Anvisa também ordenou a apreensão do Whey Isomix Definition da marca Proteus, fabricado pela Nutrimix A. Suplementos SLU. A medida foi adotada após a empresa Unlimited Alimentos comunicar que interrompeu a fabricação desde janeiro de 2024. E também não possui relação com a Nutrimix, empresa citada nas embalagens.
Consumidores que identificarem produtos suspeitos podem fazer denúncias através:
Ouvidoria da Anvisa
Central de Atendimento: 0800 642 9782
A Anvisa alerta que produtos irregulares não oferecem garantia de qualidade, segurança e eficácia, representando sérios riscos à saúde pública. O órgão recomenda que consumidores evitem completamente o uso desses produtos.