O projeto para desenvolver uma vacina capaz de reduzir as emissões de metano do gado recebeu um aporte significativo de US$ 9,4 milhões. A Bezos Earth Fund financia o projeto como parte dos esforços filantrópicos de Jeff Bezos em combater as mudanças climáticas. A iniciativa visa atacar um dos grandes desafios do setor agrícola: a redução das emissões de gases de efeito estufa. O metano representa quase um terço das emissões globais da pecuária, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
Uma equipe de cientistas de instituições renomadas, incluindo o Instituto Pirbright e o Royal Veterinary College do Reino Unido, o Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha e a AgResearch da Nova Zelândia, conduz a pesquisa. O estudo busca mapear e avaliar a resposta imunológica que possa impedir a produção de metano em ruminantes, detalhando dois focos principais: a análise inicial de como os micróbios metanogênicos colonizam o sistema digestivo dos bezerros e o desenvolvimento de anticorpos específicos para atacar esses organismos.
O professor John Hammond, líder do grupo de imunogenética do Instituto Pirbright, explicou que a ideia é determinar os anticorpos necessários para criar uma resposta imunológica direcionada. Desta forma, orientando a formulação da vacina. “Esta abordagem reduz o aspecto de tentativa e erro e foca em uma imunologia de alta precisão”, afirmou Hammond.
Impacto e expectativa
Caso o projeto atinja seus objetivos, a vacina poderá ser uma ferramenta revolucionária no setor agrícola. Ela será capaz de reduzir substancialmente as emissões de metano e impactar positivamente o aquecimento global. Um estudo do Global Methane Hub indica que uma redução de 45% nas emissões de metano nesta década poderia gerar um resfriamento global de 0,3°C até 2040.
Leia mais:
+ Agro em Campo: BNDES aprova financiamento emergencial de R$ 149 milhões à Bianchini
+ Agro em Campo: Departamento de Agricultura americana: conheça os nomes de Donald Trump
O Dr. Neil Wedlock, da AgResearch, destacou a importância da colaboração internacional. “Estamos entusiasmados em trabalhar com o Pirbright Institute e o Bezos Earth Fund para enfrentar esse desafio urgente.” O projeto reflete a importância de esforços integrados entre ciência e financiamento privado para soluções inovadoras no combate às mudanças climáticas.