A unidade da Cargill em Goiânia, Goiás, recebeu o Certificado de Sustentabilidade, Selo Ouro, entregue pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). O reconhecimento é resultado de um compromisso contínuo da empresa com práticas sustentáveis na região, envolvendo colaboradores e membros da comunidade.
Sete áreas temáticas críticas
Para conquistar o selo, a fábrica demonstrou excelência em sete áreas: água, biodiversidade, educação, energia, gases, resíduos e socioambiental. A Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI) da unidade é um dos destaques, devolvendo a água utilizada nos processos em condições ainda melhores do que quando foi captada.
Engajamento dos colaboradores
Eli Cardoso Lessa, gerente de Grupo de Tratamento de Água, Efluentes e Resíduos, afirma que a conquista do Selo Ouro mostra o compromisso da empresa com o meio ambiente e a comunidade local. “A Cargill foi a primeira indústria a conquistar o selo, incentivando outras a participar do programa e seguir pelo caminho verde”, explica Eli Lessa.
Projetos sustentáveis
Além da ETEI, a planta implementou o projeto Escola Verde, focado em educação ambiental e gestão de resíduos, e conta com um ecoponto de logística reversa da casa so+ma. “Estamos fazendo um trabalho intenso, algo que beneficia a empresa, os colaboradores e deixa um legado para a comunidade e próximas gerações”, finaliza Eli Lessa.