A Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) deu um passo importante na globalização da avaliação sensorial de café solúvel. A entidade realizou, entre 18 e 21 de fevereiro, o primeiro curso internacional de formação de Instant Coffee Graders (IC Graders) em Ixtaczoquitlán, Veracruz, no México. A iniciativa capacitou 11 profissionais mexicanos das empresas Cafiver, Cafinco, Cafesca e Catoex. Tornando-os aptos a avaliar e emitir laudos de análise sensorial do produto com base no Protocolo Global de Avaliação Sensorial do Café Solúvel. Desenvolvido pela Abics em cooperação técnica com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), o protocolo estabelece um padrão de qualidade para o setor.
De acordo com Eliana Relvas, consultora da Abics e coordenadora do curso, a expansão da formação de IC Graders para outros países é uma das estratégias da entidade para promover o desenvolvimento e a padronização da avaliação sensorial de cafés solúveis em nível global. A escolha do México como primeiro país a receber o curso se justifica por ser o terceiro maior produtor e o quinto maior consumidor de café solúvel no mundo. A capacitação dos profissionais mexicanos tem o objetivo de auxiliá-los na identificação de categorias e atributos dos diferentes tipos de solúveis. E, desta forma, permitir que os consumidores locais escolham o produto que melhor atenda às suas preferências.
Percepção negativa da qualidade do café solúvel
Um ponto comum identificado pelos profissionais das empresas mexicanas é a percepção negativa da qualidade do café solúvel pelo consumidor. A metodologia da Abics busca desconstruir essa barreira, demonstrando que o produto possui atributos e características desejáveis. E assim, tornando-o mais atrativo tanto para o consumo puro quanto em produtos como bebidas prontas, balas, doces, chocolates e sorvetes.
Com a primeira turma internacional, a Abics reforça seu compromisso em disseminar a cultura da qualidade do café solúvel globalmente. Desde a implantação do protocolo de avaliação sensorial, já foram formados 56 IC Graders, incluindo 14 mexicanos (três treinados no Brasil) e 42 brasileiros. O protocolo de avaliação sensorial da Abics criou os selos de qualidade “Excelência”, “Premium” e “Clássico”. Eles permitem ao consumidor identificar a melhor aplicabilidade para cada marca no mercado. Para saber mais sobre o universo dos cafés solúveis e suas características, visite descubracafesoluvel.com.
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