Os preços do boi gordo registram queda nas últimas duas semanas, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Em geral, a tendência negativa afeta machos e fêmeas destinados ao abate, principalmente nas regiões monitoradas pelo Cepea.
Nesta semana, em São Paulo, a arroba varia entre R$ 310 e R$ 335. Lotes que seguem exigências mais rigorosas obtêm os maiores valores. Com esse cenário, o segmento de reposição também começa a desacelerar, embora de forma ainda tímida. Apesar disso, os negócios seguem em ritmo firme, com alta taxa de fechamento nos leilões. Segundo pesquisadores do Cepea, isso demonstra otimismo entre recriadores no curto e médio prazos da pecuária.
Preços do suíno vivo seguem estáveis em maio
O mercado de suínos vive uma semana de estabilidade nos preços. As cotações do animal vivo e da carne apresentam pequenas oscilações, reflexo do equilíbrio entre oferta e demanda. De acordo com o Cepea, o Dia das Mães não aqueceu as vendas como era esperado neste início de mês.
Mesmo com salários pagos e pedidos antecipados, o consumo não aumentou de forma significativa. No varejo, os cortes mais procurados para a data – como lombo, costela e pernil – tiveram variações discretas.
Leia mais:
+ Agro em Campo: Capim-elefante se revela alternativa sustentável na produção de energia
+ Agro em Campo: Embalagem inteligente: ela muda de cor para avisar que o peixe estragou